hoje escrevo sobre mais uma "sala aberta".
depois de 8 salas em barcelona ontem foi em lisboa.
destino: oa - ordem dos arquitectos.
objectivo: assistir à conferência da arquitecta carme pinós.
uma conferência inserida no ciclo "lectures made in spain" promovido pela fundación arquitectura contemporánea. 1 cidade europeia... 1 arquitecto espanhol... 1 critico local... 1 representante da fac... vezes 3. depois de milão, ontem foi aqui... em lisboa e depois... paris.
a sala estava lotada. algumas pessoas conhecidas, outras anónimas. alguns professores da faculdade de arquitectura... 2 colegas da faculdade. uma sala aberta para uma conferência muito boa de 2 horas.
... e tudo começou com um projecto em barcelona: "plaça de la gardunya", no raval. e aí... comecei a pensar nos momentos que vivi naquela cidade... nas vezes que passei naquele lugar e... foram algumas, na maioria das vezes, depois de uma ida à "la boqueria". depois... depois outros projectos: uma casa, o edifício da caixa forum de zaragoza e 3 torres: a torre cube, outra torre e a torre cube2. no final... mais um projecto.
uma conferência estimulante... expressiva e muito própria. uma apresentação dinâmica, com muitas imagens e um grande entusiasmo da arquitecta em falar sobre o seu trabalho. a abordagem ao projecto... as relações projectuais, o projecto final e também... as histórias que rodeiam um projecto.
o modo de trabalho de uma equipa. a importância da estrutura... dos materiais, da materialização e espacialidade do objecto arquitectónico. relações: exterior-interior... cheio-vazio... dia-noite.
a paisagem, o lugar e a sua envolvente. uma arquitectura que pensa nas relações urbanas e visuais. uma arquitectura que reflecte uma preocupação pelo modo de ser apropriado pelas pessoas.
escrevo outra vez... uma conferência muito boa.