sexta-feira, 30 de julho de 2010

5 dias... 5 espectáculos



este verão em lisboa...

um festival: "festival ao largo".
um lugar: largo de são carlos.
muitos dias. muitos espectáculos... todos ao ar livre.

1 programa.
... as minhas escolhas
5 dias: 1 tarde e 4 noites.
5 espectáculos: 4 de música... 1 de dança.
e...
tudo começou no final de uma tarde quente com o "concerto piazzolla" com o quarteto de cordas e acordeão.
e foi... maravilhoso ouvir aquelas músicas... sentir aqueles ritmos... sentir aquela harmonia e sonoridade tão característica de astor piazzolla. uma atmosfera única e... do largo em lisboa um voo até outra cidade em outro continente, no outro hemisfério.
3 dias depois... "noite brasileira" com a camerata vianna da motta com direccção musical de irene lima e ao piano... eduardo jordão.
uma noite quente, tropical, cheia de ritmo e muitas recordações. uma noite de grandes compositores: ary barroso, tom jobim, francis hime, zéquinha d’abreu e edu lobo. uma noite especial... um concerto que fez voar, outra vez, o meu pensamento para outra cidade do outro lado do atlântico. por momentos... voei até ao rio de janeiro.
depois... depois escolhi "noite verdi" com a orquestra sinfónica portuguesa e o coro do teatro nacional de são carlos com direccção musical de julia jones. uma noite de grande beleza musical.
no final... um encontro não combinado com as amigas r+i e o amigo p de bruxelas. bons amigos, boa conversa, boa sangria e muitos sorrisos.

da música... a dança: "5 tangos" com a companhia nacional de bailado.
3 actos. 3 coreógrafos. 3 músicas. o melhor momento... o último: "5 tangos".
... e se no concerto de piazzolla recordei as ruas e as avenidas de buenos aires... nesta noite, as lembranças foram outras: uma divertida noite de milonga também em buenos aires.
para finalizar...
último dia do festival... última escolha. "noite macau" com a orquestra sinfónica juvenil de macau com direccção musical do carioca veiga jardim.
noite eléctica. sonoridades interessantes... vários mundos, várias realidades. uma noite de despedida.


... e aqui no tecto escrevo mais 3 palavras: um belíssimo festival!

1 comentário:

Canas disse...

O Eduardo Jordão era meu colega na escola de música..engraçado ;)