quinta-feira, 22 de julho de 2010

uma tarde de verão


ontem... uma tarde de verão!
ontem... fui ver maria bethânia ao vivo e a cores na casa fernando pessoa. uma leitura intercalada com música... um mini espectáculo: maravilhoso.
uma tarde de verão que terminou com um encontro frente-a-frente com a grande senhora: maria bethânia.

mas primeiro, o início!
tudo começou com a notícia da visita da cantora mb à casa fernando pessoa. depois, o apontamento no ical: 05:30pm maria bethânia 21jul10. dias depois, o dia de ontem... a tarde de ontem.

... e as primeiras horas da tarde estavam programadas.
ir a encontros marcados... ir a lugares não marcados... percorrer mais uma vez uma rua e pensar “tenho de escrever sobre isto” e aqui abro parêntese ( para escrever que "sobre isto" irei escrever muito em breve fecho parêntese ). concluída a programação, fui para a casa fernando pessoa.
tirar o carro da garagem... cruzar a avenida da liberdade... subir até à estrela... estacionar junto da casa e... entrar.
entrei muitos minutos antes do início. entrei e a casa já estava quase lotada de pessoas. pessoas em todos os pisos... pessoas sentadas... pessoas em pé... pessoas nas escadas. todas queriam ver maria bethânia.
... em contagem decrescente passei aqueles minutos... em contagem decrescente a casa ficou lotada... muitos minutos depois as portas da sala abriram. nesse momento, alguma desordem e, nem de propósito, algum desassossego na casa de fernando pessoa.

minutos depois... ao lado de dois músicos magníficos, maria bethânia entrou na sala.
a leitura começou.
fernando pessoa, álvaro de campos, alberto caeiro, vinicius de moraes, joão guimarães rosa, clarice lispector, mário de andrade entre outros.
o poder da palavra, da língua portuguesa... o poder da expressão... a voz única de maria bethânia.
e foi... maravilhoso... belíssimo... emocionante estar ali, ouvindo aquelas palavras, aqueles textos, aquela "história"... aquela música, aquele ritmo. foi... muito, muito bom! adorei.

... e a leitura terminou. mas não terminou a tarde.
eu e outras pessoas ficámos para falar com maria bethânia já nos “bastidores”. minutos de espera e...
de repente... estava ali frente-a-frente com maria bethânia. um pequeno momento mas uma grande felicidade. cumprimentar. olhar nos olhos. falar com ela. pedir um autógrafo. receber um beijo.
depois disto... um grande sorriso e umas palavras: ...NOSSA! MARIA BETHÂNIA É... MARAVILHOSA!

e se ontem... quando cheguei a casa não tinha palavras para escrever aqui no tecto hoje... continuo embevecido com a leitura e o encontro de ontem à tarde... uma tarde de verão em lisboa.

2 comentários:

migalha disse...

:) adorava ter ido!! que delícia!
obrigada por partilhares esse momento!!

[gostei do "desassossego" na casa de fernando pessoa! ;)]

beijo - beijo*

Ri disse...

migalha... obrigado pelas tuas palavras!!
foi realmente um momento delicioso. beijo-beijo.