segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

sala clara 02

neste f-d-s fui ver o filme... "ensaio sobre a cegueira" de fernando meirelles. um filme baseado no romance de josé saramago.
apesar de ainda não ter lido o livro... eu conheço o trabalho do realizador e gosto... conheço alguns livros de josé saramago e gosto... conheço a cidade onde a cegueira branca aparece e gosto. com isto tudo, tinha de ver o filme... ver como foi filmado, conhecer a história, ver outra perspectiva da cidade.

... e o filme é de uma beleza incrível. com imagens bonitas... imagens feias... momentos brancos... um branco brilhante... momentos de escuridão.
... e o filme conta com interpretações magníficas... a história é interessante... as relações humanas são muito fortes... cada homem é uma raça, uma vida, um olhar. e o filme é assim... maravilhoso, duro e cru, lindo... um trabalho muito bem produzido.

... a cidade no filme. paisagens urbanas surpreendentes.
... conhecendo são paulo como realmente é... uma mega-cidade sempre em movimento... e depois ver imagens de uma cidade sem carros, sem pessoas... depois... uma cidade destruída, quase vazia... uma cidade devastada pela cegueira branca é incrível, ao mesmo tempo incómodo... difícil de aceitar... mas muito interessante de olhar. abro um parêntese ( para escrever sobre a cidade. é curioso como são paulo se torna uma cidade anónima aos olhos de alguém que não conhece a cidade e não sabe onde foi filmada esta história. com isto não quero dizer que são paulo não tem identidade porque tem... apenas quero dizer que não é durante o filme que o espectador conhece-a como tal... como cidade de são paulo... e sim como uma cidade com identidade, com a sua própria especificidade mas... sem lugar. fecho parêntese ).

... e o filme termina. gostei muito. gostei muito, muito!

Sem comentários: