segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

sala aberta 14

... foi na última 2a que aconteceu mas só hoje escrevo aqui no tecto.
foi na última 2a que aconteceu a conferência "cinco áfricas cinco escolas" na oa no âmbito da representação portuguesa na 8ª bienal internacional de arquitectura de são paulo - bia'09.
e... depois da bia'09 a exposição está na oa e na última 2a aconteceu a conferência sobre as cinco escolas realizadas pelos cinco arquitectos convidados para participarem nesta mostra.

cheguei à ordem, desci as escadas e... encontrei-me com a amiga r na exposição. uma exposição pequena, objectiva... de grande qualidade visual e uma interessante abordagem aos projectos. uma exposição com cinco maquetas, algumas imagens... algumas fotos... algumas letras... algumas palavras e... o nome da amiga m estampado na parede como colaboradora no projecto de uma escola: a escola realizada no outro lado de áfrica... no lado índico. e aqui... abro um parêntese ( para escrever que gostei muito, mas muito de ver o nome dela ali na exposição... melhor... gostei muito de ver o nome dela naquela exposição. parabéns! ... fecho parêntese ).

da exposição para a conferência.
cinco arquitectos: inês lobo, pedro mauricio borges, pedro reis, jorge figueira e a dupla pedro ravara/nuno vidigal.
um comissário: manuel graça dias.
... e um tema. um tema pensado como uma oportunidade de construir uma situação com hipóteses de continuidade, que não se esgotasse  na bia'09. um olhar sobre áfrica, um olhar sobre cinco países de língua oficial portuguesa, cinco países com diferentes realidades, grandes desequilíbrios e... um olhar sobre a educação e as construções a ela dedicada.
cinco escolas, cinco exercícios, cinco propostas para resolver as necessidades do lugar. o objecto arquitectónico adequado à escala do local, às condicionantes locais, aos materiais e tecnologias locais... o objecto ao serviço das pessoas especificas e únicas que o irão habitar. na mostra... o início de tudo: a primeira fase do projecto.
cinco áfricas... cinco territórios: achada fazenda - cabo verde; cacheu - guiné bissau; santa catarina - são tomé e príncipe; benguela - angola e vila do milénio (nampula) - moçambique.
cinco escolas... cinco ideias projectuais, cinco abordagens ao projecto, ao programa... cinco soluções.
cinco narrativas... cinco experiências de vida, de projecto... de arquitectura. cinco oportunidades quase únicas.

uma conferência incrível. um momento muito bom... um prazer ver e ouvir os arquitectos falarem sobre cinco áfricas muito próximas de nós. um prazer sentir a paixão projectada naquelas respostas únicas... naqueles objectos arquitectónicos inseridos no território. gostei muito!


... no início... cinco áfricas, cinco escolas. no fim...
cinco áfricas, cinco escolas, cinco arquitectos, cinco histórias... cinco diálogos.

1 comentário:

migalha disse...

incrível, de facto! Bela partilha de um delicioso momento*