segunda-feira, 21 de junho de 2010

festa na escola


na 6a fui cameraman.
porquê?... porque era preciso alguém filmar a festa.
qual festa?... a grande festa na escola do meu manô.

era o encerramento do ano lectivo. o grande dia... para muitos um dia especial.
... e a escola estava lotada: alunos, professores, auxiliares, pais, amigos e... eu.
"todos aos vossos lugares": pais num lado... alunos no outro e eu, mais a câmara e o tripé ali... no melhor lugar, preparado para filmar.
"meninas e meninos... mães e pais... a festa vai começar!" 3... 2... 1... rec.
a festa começou.
1º momento:
uma peça de teatro sobre os vários povos... os vários países dos vários continentes. uma volta ao mundo com todas as turmas... uma volta sempre ao ritmo da música.
primeiro uma turma, depois outra. primeiro uma dança depois outra e... chegou a hora dos alunos do meu manô. 2 países, 2 músicas... 2 momentos. primeiro: canadá... mais tarde: china.
europa, américa, áfrica, ásia e oceânia.
2º momento:
... do teatro para a despedida dos alunos do 4º ano. entrega das pastas... beijos... abraços e música.
3º momento:
o encerramento da festa. o último momento... o grande momento. a participação simultânea de todos os alunos e de vários professores: a última música e uma coreografia especial.
para tal... era necessário um plano bastante aberto. o lugar inicial não era possível... tinha de encontrar outro. saí do campo, entrei na escola... subi as escadas e entrei numa sala. era ali... da janela da sala o lugar escolhido.
será este o melhor plano?... e de repente,
... a poucos segundos de começar a última actuação... saltei da janela com a câmara e o tripé e fui para cima da cobertura metálica. muy bien! consegui o melhor plano.
3... 2... 1... rec. 
a música começou.
os professores entusiasmados começaram a dançar... os meninos também e... naquele momento, em cima da cobertura metálica estava a gravar a festa da escola ao som  de "i gotta feeling".


no final... um grande aplauso, sorrisos e muita alegria.
eu... gostei muito. parabéns.

2 comentários:

Ti disse...

Muito e muito obrigado!!! Estou, de facto, muito orgulhoso da festa na minha escola!! Foi algo de fantástico!!! Deu imenso trabalho mas valeu mesmo a pena!!!
Mais uma vez, muito obrigado cameraman!!!

Mari disse...

assisti ao vídeo, parabéns aos manos!