sábado, 19 de junho de 2010

sala clara 09

um mês e alguns dias atrás, fui ver o documentário “um lugar ao sol” do jovem realizador brasileiro gabriel mascaro, inserido no indielisboa’10.

um documentário impressionante. magnífico!
subverter o método. olhar para cima, reflectir sobre as pessoas que vivem em coberturas de edifícios de luxo... abordar outro grupo social... abordar a classe alta.
tudo tem um princípio e... para este documentário, o realizador partiu de um livro sobre a elite brasileira onde estão catalogados 125 proprietários de penthouses. após vários contactos, apenas teve acesso a 09 que aceitaram ser entrevistados.

grupo social alto + coberturas de edifícios de luxo no rio de janeiro, são paulo e recife + entrevistas.

o documentário procura revelar a mentalidade destas pessoas que vivem nas coberturas. os anseios, os desejos, as reflexões, as incertezas... os medos. o modo como se relacionam com a realidade. a percepção desta. as comparações. as máscaras criadas por elas próprias. os conceitos. a visibilidade, o estatuto, o poder e a insegurança.
ao mesmo tempo...  coloca questões relacionadas com a paisagem urbana, ao modelo das cidades verticais e ao modo como estes fenómenos arquitectónicos se relacionam com o comportamento social.

um documentário actual e polémico. o poder da imagem. um documentário para ver, rever e reflectir sobre a socieadade e a cidade.


no final... perguntas e respostas com o realizador. uma agradável e interessante conversa.
gostei muito. achei... o documentário muito legal!!

Sem comentários: