sexta-feira, 30 de julho de 2010

o actor e encenador

"aproveitem a vida e ajudem-se uns aos outros. apreciem cada momento. agradeçam. e... não deixem nada por dizer, nada por fazer."

ontem à noite... morreu o antónio feio.
actor... encenador... um homem do teatro mas também da televisão, do cinema e da rádio.


... um homem que irei recordar sempre.

5 dias... 5 espectáculos



este verão em lisboa...

um festival: "festival ao largo".
um lugar: largo de são carlos.
muitos dias. muitos espectáculos... todos ao ar livre.

1 programa.
... as minhas escolhas
5 dias: 1 tarde e 4 noites.
5 espectáculos: 4 de música... 1 de dança.
e...
tudo começou no final de uma tarde quente com o "concerto piazzolla" com o quarteto de cordas e acordeão.
e foi... maravilhoso ouvir aquelas músicas... sentir aqueles ritmos... sentir aquela harmonia e sonoridade tão característica de astor piazzolla. uma atmosfera única e... do largo em lisboa um voo até outra cidade em outro continente, no outro hemisfério.
3 dias depois... "noite brasileira" com a camerata vianna da motta com direccção musical de irene lima e ao piano... eduardo jordão.
uma noite quente, tropical, cheia de ritmo e muitas recordações. uma noite de grandes compositores: ary barroso, tom jobim, francis hime, zéquinha d’abreu e edu lobo. uma noite especial... um concerto que fez voar, outra vez, o meu pensamento para outra cidade do outro lado do atlântico. por momentos... voei até ao rio de janeiro.
depois... depois escolhi "noite verdi" com a orquestra sinfónica portuguesa e o coro do teatro nacional de são carlos com direccção musical de julia jones. uma noite de grande beleza musical.
no final... um encontro não combinado com as amigas r+i e o amigo p de bruxelas. bons amigos, boa conversa, boa sangria e muitos sorrisos.

da música... a dança: "5 tangos" com a companhia nacional de bailado.
3 actos. 3 coreógrafos. 3 músicas. o melhor momento... o último: "5 tangos".
... e se no concerto de piazzolla recordei as ruas e as avenidas de buenos aires... nesta noite, as lembranças foram outras: uma divertida noite de milonga também em buenos aires.
para finalizar...
último dia do festival... última escolha. "noite macau" com a orquestra sinfónica juvenil de macau com direccção musical do carioca veiga jardim.
noite eléctica. sonoridades interessantes... vários mundos, várias realidades. uma noite de despedida.


... e aqui no tecto escrevo mais 3 palavras: um belíssimo festival!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

sala clara 11

este f-d-s fui ver o filme "el secreto de sus ojos" de juan josé campanella.
um filme argentino... um filme em español com sotaque da américa do sul... o filme premiado com o óscar de melhor filme estrangeiro 2010.
por estas e outras razões queria ver o filme.
e quais são as outras?
as outras são: tinha curiosidade de ver um filme deste realizador. tinha vontade de ver buenos aires e recordar os dias especiais que vivi na cidade com os amigos s+b&p. porque, alguns meses atrás, li o argumento e gostei.

e depois de ler... os dias passaram até que... neste f-d-s fui ver o filme.
e o filme é: magnífico!

é a história de um homem recém-reformado, que tem um sonho adiado. depois de uma vida como empregado de un juzgado penal... agora, para passar os novos dias, decide realizar o sonho e escrever um romance.
para isso, não quer inventar nada e usa o seu passado, a sua história. recua no tempo e pára num caso que ocorreu em 74, o qual influenciou o resto da sua vida.
o caso: um assassinato de uma jovem mulher. o caso e a busca pelo culpado. o caso e a paixão por uma mulher.
muitos anos depois... decide escrever este passado para tentar construir um novo futuro.

o filme é filmado em dois tempos. O passado e o presente.
o passado: um homem ligado à justiça. o amor por uma mulher. um caso de assassinato. as buscas, as pistas e os olhares. tentar fazer justiça e encontrar o culpado. encontrar a verdade. a verdade, o culpado, a prisão e a liberdade. depois... a vingança, a política, a justiça, a injustiça e a partida. a separação... a partida de comboio e uma cena belíssima.
a vida continuou... e depois de muitos anos,
o presente: reencontrar a mulher que sempre amou. novos encontros. recordar. voltar a pensar no tempo que passou e como um acontecimento mudou tudo menos uma coisa. escrever o romance... recordar... descobrir novas verdades... enfrentar a verdade e tentar lutar pela sua paixão.

um filme sobre relações humanas... o amor... a paixão. o crime, a vingança e a justiça. um filme que desperta os olhares. um filme que mostra como as pequenas coisas podem alterar os episódios de uma vida.

... um tipo pode mudar de tudo mas, uma coisa ele não pode mudar. não pode mudar de paixão.

um filme poderosíssimo. uma história brilhante, uma narrativa bem construída e bem realizada. planos abertos muito bonitos... planos fechados muito fortes.
um filme de pormenores... um filme de olhares.


e... quando terminou o filme, a minha vontade foi de ficar ali: sentado no mesmo lugar e voltar a ver o filme na sessão seguinte. gostei muito. gostei muito muito!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

uma tarde de verão


ontem... uma tarde de verão!
ontem... fui ver maria bethânia ao vivo e a cores na casa fernando pessoa. uma leitura intercalada com música... um mini espectáculo: maravilhoso.
uma tarde de verão que terminou com um encontro frente-a-frente com a grande senhora: maria bethânia.

mas primeiro, o início!
tudo começou com a notícia da visita da cantora mb à casa fernando pessoa. depois, o apontamento no ical: 05:30pm maria bethânia 21jul10. dias depois, o dia de ontem... a tarde de ontem.

... e as primeiras horas da tarde estavam programadas.
ir a encontros marcados... ir a lugares não marcados... percorrer mais uma vez uma rua e pensar “tenho de escrever sobre isto” e aqui abro parêntese ( para escrever que "sobre isto" irei escrever muito em breve fecho parêntese ). concluída a programação, fui para a casa fernando pessoa.
tirar o carro da garagem... cruzar a avenida da liberdade... subir até à estrela... estacionar junto da casa e... entrar.
entrei muitos minutos antes do início. entrei e a casa já estava quase lotada de pessoas. pessoas em todos os pisos... pessoas sentadas... pessoas em pé... pessoas nas escadas. todas queriam ver maria bethânia.
... em contagem decrescente passei aqueles minutos... em contagem decrescente a casa ficou lotada... muitos minutos depois as portas da sala abriram. nesse momento, alguma desordem e, nem de propósito, algum desassossego na casa de fernando pessoa.

minutos depois... ao lado de dois músicos magníficos, maria bethânia entrou na sala.
a leitura começou.
fernando pessoa, álvaro de campos, alberto caeiro, vinicius de moraes, joão guimarães rosa, clarice lispector, mário de andrade entre outros.
o poder da palavra, da língua portuguesa... o poder da expressão... a voz única de maria bethânia.
e foi... maravilhoso... belíssimo... emocionante estar ali, ouvindo aquelas palavras, aqueles textos, aquela "história"... aquela música, aquele ritmo. foi... muito, muito bom! adorei.

... e a leitura terminou. mas não terminou a tarde.
eu e outras pessoas ficámos para falar com maria bethânia já nos “bastidores”. minutos de espera e...
de repente... estava ali frente-a-frente com maria bethânia. um pequeno momento mas uma grande felicidade. cumprimentar. olhar nos olhos. falar com ela. pedir um autógrafo. receber um beijo.
depois disto... um grande sorriso e umas palavras: ...NOSSA! MARIA BETHÂNIA É... MARAVILHOSA!

e se ontem... quando cheguei a casa não tinha palavras para escrever aqui no tecto hoje... continuo embevecido com a leitura e o encontro de ontem à tarde... uma tarde de verão em lisboa.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

marquise do ibirapuera

... nossa!
é maravilhoso este projecto do arquitecto oscar niemeyer... é muito legal o ibirapuera... é muito bom o vídeo de pedro kok: "marquise do parque do ibirapuera".

um vídeo que mostra tudo.
o que é aquele espaço. o que é a essência e a vida daquele lugar.
a marquise no tempo. vários momentos... várias horas, vários tempos até anoitecer.
a apropriação daquele espaço público. um lugar exterior mas coberto. um espaço de ligação entre alguns edifícios do ibirapuera... um espaço de ligação, de passagem e... ao mesmo tempo, um espaço de estar.
a marquise: passear, circular... habitar.
a marquise: um pavimento uniforme... uma surpreendente colunata e uma cobertura plana.
a marquise: um percurso... uma sala de estar... um caminho... um foyer... uma galeria... um palco urbano.
a marquise: um elemento orgânico... um gesto que deambula por entre as árvores.

um tecto único. um lugar para caminhar, correr... andar de bicicleta, skate e patins em linha. um lugar para vender pipoca. um lugar de encontro... um lugar para conversar... um abrigo da chuva ou do sol.

... as horas passam, a luz do dia diminui... e ali, na marquise do ibirapuera, continuam acontecendo coisas.

e depois de ver...
recordo os dias no ibirapuera. os momentos, os caminhos... as exposições e os edifícios.
depois de ver... volto a olhar as minhas imagens de são paulo e passo uma a uma até chegar às fotos da: "marquise do ibirapuera".


hoje...
escrevo aqui no tecto: feliz níver prima m de sp.
hoje, um vídeo para você!

sábado, 3 de julho de 2010

coisas no tecto... 0.2 anos




>subverter o método... um outro olhar... olhar para cima e ver coisas no tecto.< assim começou este blog. 2 anos atrás.
... 1 ano atrás vivia em barcelona e... 3 anos atrás iniciei uma maravilhosa viagem com muitos tectos... com muitos limites: a grande viagem pela américa do sul. sei que não escrevi sobre todos os lugares mas irei escrever.
 mas hoje em lisboa… um dia de praia, o momento aqui no tecto e mais logo, reencontrar pessoas de outros tectos de outras casas.
 ... e assim começo:
coisas no tecto...
o blog que começou pelo gosto de ler o blog da amiga b de buenos aires... agora amiga b do panamá. o blog que começou depois de uma pergunta: “e porque não crio o meu blog?”. o blog que começou como um desafio. e assim aconteceu: primeiro experimentar... segundo escrever palavras soltas... escrever vários tectos e depois... depois abrir as portas a quem quisesse entrar.
hoje... 2 anos depois muitos tectos escritos e a vontade de continuar a escrever e encher o tecto de coisas... muitas coisas.
ao fim de mais um ano... um blog com 239 tectos escritos... 1292 visualizações ao perfil... um novo nome da plataforma... uma nova actualização “coisas no tecto 3.0” e... dois novos espaços: \projects e \photos.

um tecto com várias etiquetas: barcelona... onde o blog começou. estúdio... onde fiz muitas coisas. lisboa... onde agora vivo e escrevo no tecto. spr... a minha plataforma, as minhas ilustrações e as minhas photos. amigos... histórias com eles. américa do sul... onde muita coisa legal e maravilhosa aconteceu. sala... sala aberta para conversas, sala clara para ver cinema. dias especiais... dias para recordar e não esquecer. portugal... o meu país. c+c... uma série, uma dupla verde. sm... a primeira plataforma. mesa... o que acontecia na minha mesa de trabalho em barcelona. festas... algumas. viagens... a grande viagem e outras. parco... um bello projecto. férias... de verão e outras.

coisas escritas por mim.
comentários escritos por outras pessoas. e aqui... escrevo mais uma vez: obrigado pelas vossas palavras.

... porque gosto de subverter o método...
STUDIO PuG REAL. COISAS NO TECTO. HOJE... 0.2

quinta-feira, 1 de julho de 2010

são paulo 50/05

depois de 100/10 e 200/20... um novo desafio: são paulo 50/05.
depois de 50 photos de uma cidade... escolher 10. 10 imagens... 10 olhares de uma cidade: são paulo.
arquitectura. betão. cars. cidade. corona+tibau+pitombo. design. equipamento. instalação. letras. lina bo bardi. melissa. metro. metro arquitetos. michetti+chiapori. museu. oscar niemeyer. pabellón . paisagem urbana. parc. paulo mendes da rocha. pedro mendes da rocha. pessoas. sesc. shop. tecto. vilanova artigas.

alguns momentos... vários olhares... o meu percurso.
são paulo: mega-cidade. são paulo: a cidade sempre em movimento. são paulo: arquitectura... design... diversidade, ritmo. modernidade e contemporaneidade. são paulo: paisagem urbana. são paulo: a cidade com várias identidades.
registos. lugares. sesc pompéia. metrô. fau-usp. jockey club. masp. memorial da américa latina. ibirapuera. cidade jardim, cidade universitária, jardim paulista e outros jardins.

são paulo 50/05 no studio PuG REAL \photos.