quarta-feira, 28 de julho de 2010

sala clara 11

este f-d-s fui ver o filme "el secreto de sus ojos" de juan josé campanella.
um filme argentino... um filme em español com sotaque da américa do sul... o filme premiado com o óscar de melhor filme estrangeiro 2010.
por estas e outras razões queria ver o filme.
e quais são as outras?
as outras são: tinha curiosidade de ver um filme deste realizador. tinha vontade de ver buenos aires e recordar os dias especiais que vivi na cidade com os amigos s+b&p. porque, alguns meses atrás, li o argumento e gostei.

e depois de ler... os dias passaram até que... neste f-d-s fui ver o filme.
e o filme é: magnífico!

é a história de um homem recém-reformado, que tem um sonho adiado. depois de uma vida como empregado de un juzgado penal... agora, para passar os novos dias, decide realizar o sonho e escrever um romance.
para isso, não quer inventar nada e usa o seu passado, a sua história. recua no tempo e pára num caso que ocorreu em 74, o qual influenciou o resto da sua vida.
o caso: um assassinato de uma jovem mulher. o caso e a busca pelo culpado. o caso e a paixão por uma mulher.
muitos anos depois... decide escrever este passado para tentar construir um novo futuro.

o filme é filmado em dois tempos. O passado e o presente.
o passado: um homem ligado à justiça. o amor por uma mulher. um caso de assassinato. as buscas, as pistas e os olhares. tentar fazer justiça e encontrar o culpado. encontrar a verdade. a verdade, o culpado, a prisão e a liberdade. depois... a vingança, a política, a justiça, a injustiça e a partida. a separação... a partida de comboio e uma cena belíssima.
a vida continuou... e depois de muitos anos,
o presente: reencontrar a mulher que sempre amou. novos encontros. recordar. voltar a pensar no tempo que passou e como um acontecimento mudou tudo menos uma coisa. escrever o romance... recordar... descobrir novas verdades... enfrentar a verdade e tentar lutar pela sua paixão.

um filme sobre relações humanas... o amor... a paixão. o crime, a vingança e a justiça. um filme que desperta os olhares. um filme que mostra como as pequenas coisas podem alterar os episódios de uma vida.

... um tipo pode mudar de tudo mas, uma coisa ele não pode mudar. não pode mudar de paixão.

um filme poderosíssimo. uma história brilhante, uma narrativa bem construída e bem realizada. planos abertos muito bonitos... planos fechados muito fortes.
um filme de pormenores... um filme de olhares.


e... quando terminou o filme, a minha vontade foi de ficar ali: sentado no mesmo lugar e voltar a ver o filme na sessão seguinte. gostei muito. gostei muito muito!

1 comentário:

Billy disse...

Eu também fiquei "banzada" quando o vi. Acho que mereceu totalmente o oscar!