domingo, 28 de fevereiro de 2010

100/10

depois de 100 photos um desafio: 100/10.
de 100... escolher 10. 10 imagens... 10 olhares... 5 cidades.
arquitectura. barcelona. betão. brasília. cars. cidade. equipamento. habitação. herzog+de meuron. instalação. lina bo bardi. mies van der rohe. montevideo. museu. oscar niemeyer. pabellón. paisagem natural. paisagem urbana. pessoas. rio de janeiro. são paulo. sesc.

os meus momentos, o meu olhar... o meu percurso.
binómios... relações... cor. gosto de registar muitos momentos. gosto da identidade dos lugares... das coisas urbanas, de registar momentos no quotidiano. arquitectura, ritmo, diversidade e outras coisas. luz, sombra... pormenores. as pessoas no espaço... a relação com a paisagem natural... outro modo de registar a realidade.

100/10 no studio PuG REAL \photos.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

gosto de esquemas. gosto de diagramas.


... escrevo outra vez:
gosto de esquemas. gosto de diagramas. gosto de escrever tópicos. gosto de fazer linhas, rectas, setas, traços, pontos. gosto de fazer ligações... relações. gosto do resultado final.
gosto de desenhar, gosto de transmitir uma ideia, uma proposta... um objecto através de um diagrama conceptual. gosto de muitos diagramas... gosto de ver... gosto de fazer.

hoje... aqui no tecto, um diagrama conceptual desenhado para o concurso "europan10 - utrecht".
hoje... aqui no tecto e em... studio PuG REAL \projects.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

pug real \photos: a ponte

este f-d-s... mais uma vez!
no studio PuG REAL \photos... a ponte entre rio - são paulo.

no sábado o lettering no rio.
no domingo o lettering em são paulo.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

kanaleneiland

... tenho de escrever isto aqui no tecto:
depois do resultado do europan10...
hoje recebi no facebook um link enviado pelo meu ex-jefe b.
hoje o projecto "europan10, kanaleneiland-noord - utrecht" foi publicado numa página web.
aqui... "designboom".


... é tão mas tão bom ver o nosso trabalho publicado e divulgado em vários lugares. e mais: é tão... tão... tão bom ver as minhas ilustrações divulgadas por vários tectos! "¡me encanta!"

sábado, 6 de fevereiro de 2010

sala aberta 15

na 5a à noite... fui à oa para mais uma tertúlia "wayd - what are you doing?" com o convidado especial: o arquitecto pedro gadanho.
um arquitecto com um trabalho muito interessante... um arquitecto com um blog que acompanho e gosto e por isto... queria assistir e assisti.

e foi... muito interessante. uma apresentação diferente. uma apresentação a partir do desktop do seu mac... dos trabalhos, imagens, vídeos que criam manchas de trabalho neste desktop.
e daqui... o início de tudo, o início do que viria a acontecer.
falar do futuro... pensar no futuro. ficção... ficção arquitectónica... arquitectura... cultura arquitectónica.
o trabalho do arquitecto... os seus mundos ou... parte dos seus mundos. gostei muito!


depois... no final, uma conversa agradável com as amigas i+m.

surpresa: a continuação

ao sabor de bombons de cupuaçu escrevo as próximas coisas.
um dia depois de escrever "surpresa" aqui no tecto... a surpresa aconteceu.
aconteceu na sé, no final da tarde.

tudo tem um início... já escrevi isto algumas vezes, mas... "tudo tem um início" e esta surpresa também.

tudo começou com um mail da prima m de sampa a pedir uma ajuda para o chefe m: ele viria por poucos dias a lisboa com a sua mulher e queria fazer uma surpresa... queria comemorar os 10 anos de casados aqui... do outro lado do oceano, numa igreja em lisboa.
eu gostei da ideia e aceitei de imediato o desafio: procurar um lugar especial, saber os detalhes e ajudar na surpresa. depois, algumas trocas de mails e... dia marcado, hora marcada, lugar escolhido.

o dia da surpresa... o encontro com o casal m&c.
as primeiras palavras... ouvir as palavras com outra sonoridade e sentir uma grande alegria em estar com eles. depois, na capela da sé a cerimónia e no final... o momento especial: a troca de palavras, a benção e muita felicidade. a surpresa aconteceu, tudo deu certo... tudo foi maravilhoso.
já fora da sé... a conversa continuou pelas ruas de lisboa. uma pausa no café... um convite, um grande sorriso meu e depois... outra surpresa e outro grande sorriso meu. continuámos a caminhar. da sé para a baixa e depois... chiado. outra pausa. fotos, momentos, pausas, sorrisos e no final... a despedida.

adorei conhecer vocês! até breve.

spr: o 28

... o 28 junto à sé.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

surpresa

gosto de surpresas! gosto de surpreender e ser surpreendido.
é bom... divertido... estimulante... mágico... e muito mais.
é sempre um grande sorriso.

gosto de surpresas e por isso...
hoje... hoje vou "ajudar" a preparar uma.

sala clara 05

... no f-d-s fui ver o filme "nas nuvens - up in the air" de jason reitman.
um filme com muitos tectos... muitas cidades... muitas viagens.
a história de um homem... uma profissão e... um estilo de vida. viajar de cidade em cidade... sentir-se em casa quando está nas nuvens... o prazer de não estar no mesmo tecto todos os dias... viver e gostar de estar sozinho.
o trabalho e o desemprego... as ligações humanas... o amor... um encontro que pode mudar a vida... as ilusões e desilusões. uma mochila vazia... imaginar... pensar nas coisas, nas memórias, nos momentos mais importantes que vivemos. pensar nas pessoas.
uma participação muito boa de george clooney... uma história bonita... um filme de partidas e chegadas.

... e entre muitas cidades dos estados unidos, "ryan bingham" desembarca em chicago: a única cidade norte americana onde eu já desembarquei e embarquei.


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

sala aberta 14

... foi na última 2a que aconteceu mas só hoje escrevo aqui no tecto.
foi na última 2a que aconteceu a conferência "cinco áfricas cinco escolas" na oa no âmbito da representação portuguesa na 8ª bienal internacional de arquitectura de são paulo - bia'09.
e... depois da bia'09 a exposição está na oa e na última 2a aconteceu a conferência sobre as cinco escolas realizadas pelos cinco arquitectos convidados para participarem nesta mostra.

cheguei à ordem, desci as escadas e... encontrei-me com a amiga r na exposição. uma exposição pequena, objectiva... de grande qualidade visual e uma interessante abordagem aos projectos. uma exposição com cinco maquetas, algumas imagens... algumas fotos... algumas letras... algumas palavras e... o nome da amiga m estampado na parede como colaboradora no projecto de uma escola: a escola realizada no outro lado de áfrica... no lado índico. e aqui... abro um parêntese ( para escrever que gostei muito, mas muito de ver o nome dela ali na exposição... melhor... gostei muito de ver o nome dela naquela exposição. parabéns! ... fecho parêntese ).

da exposição para a conferência.
cinco arquitectos: inês lobo, pedro mauricio borges, pedro reis, jorge figueira e a dupla pedro ravara/nuno vidigal.
um comissário: manuel graça dias.
... e um tema. um tema pensado como uma oportunidade de construir uma situação com hipóteses de continuidade, que não se esgotasse  na bia'09. um olhar sobre áfrica, um olhar sobre cinco países de língua oficial portuguesa, cinco países com diferentes realidades, grandes desequilíbrios e... um olhar sobre a educação e as construções a ela dedicada.
cinco escolas, cinco exercícios, cinco propostas para resolver as necessidades do lugar. o objecto arquitectónico adequado à escala do local, às condicionantes locais, aos materiais e tecnologias locais... o objecto ao serviço das pessoas especificas e únicas que o irão habitar. na mostra... o início de tudo: a primeira fase do projecto.
cinco áfricas... cinco territórios: achada fazenda - cabo verde; cacheu - guiné bissau; santa catarina - são tomé e príncipe; benguela - angola e vila do milénio (nampula) - moçambique.
cinco escolas... cinco ideias projectuais, cinco abordagens ao projecto, ao programa... cinco soluções.
cinco narrativas... cinco experiências de vida, de projecto... de arquitectura. cinco oportunidades quase únicas.

uma conferência incrível. um momento muito bom... um prazer ver e ouvir os arquitectos falarem sobre cinco áfricas muito próximas de nós. um prazer sentir a paixão projectada naquelas respostas únicas... naqueles objectos arquitectónicos inseridos no território. gostei muito!


... no início... cinco áfricas, cinco escolas. no fim...
cinco áfricas, cinco escolas, cinco arquitectos, cinco histórias... cinco diálogos.