domingo, 10 de maio de 2009

"un giro"

partida: barcelona.
destino: roma.
ao fim de 4 anos... voltei a roma. 3a. 4a.5a.
... abro já parêntese ( para dizer que, apenas escrevendo estas palavras... já estou com um grande sorriso... fecho parêntese ). e porquê? porque... roma é uma cidade especial para mim. foi lá que fiz erasmus... foi lá que comecei estas experiências de viver fora de portugal... foi lá que aconteceram muitas coisas. depois disto, nunca mais tinha voltado lá... até esta 3a.
motivo da viagem? vários. acompanhar o meu jefe b... visitar a obra do parque... resolver assuntos da "villa passeri" e... visitar o tzero... o novo projecto.


3a. a chegada.
primeiro momento e... uma grande felicidade de estar a pisar o "chão romano". tudo começou no aeroporto. sair do avião... percorrer aqueles corredores... recordar a minha chegada 4 anos atrás com os amigos e companheiros de piso m+e+n+b... recordar os momentos da chegada dos pais e do meu manô. tudo era "bello" para mim.
depois... comboio até à stazione trastevere e outro momento. sair do comboio... sair da estação e... "estar em casa". porquê? porque 4 anos atrás vivi ali... a uns metros de distância.
um táxi para monteverde vecchio... deixar a bagagem e... um táxi até ao palazzo valentini, edifício da "provincia di roma". e porquê? porque aí foi a cerimónia de entrega do prémio de "cavalierato giovanile" e... o meu jefe b foi um dos vinte e sete nomeados. no fim... um aperitivo... conversa... contactos... spumante e troca de olhares.


rua. cidade. roma. um passeio pelo centro histórico de roma... conhecer a escola do jefe b, visitar o pantheon... observar a luz de roma... sentir o desejo da luz de lisboa e continuar a passear... ver coisas giras... e passear até ao melhor café de roma "sant eustachio... il caffè". mais um pouco e... piazza navona. à noite... um maravilhoso jantar no rione prati. pasta... vinho e 3 sobremesas deliciosas. um jantar... uma óptima companhia: o meu jefe b, o casal a&e e... um dia em roma inesquecível.


... abro parêntese ( para dizer que continuo com um grande sorriso enquanto escrevo... fecho parêntese).


4a. dia 2.
primeiras horas da manhã e... fiat 500 em direcção a frosinone. visitar a obra do parque... reunião de obra... decidir coisas... ver... fotografar... caminhar pelo parque. um momento de grande alegria e satisfação. para mim, ver in situ uma obra é... um aspecto importantíssimo para um arquitecto. são... momentos de aprendizagem.
de frosinone para san felice circeo... lugar do projecto "villa passeri" e... um encontro formal no comune. depois, um almoço com sabor a mar. regresso a frosinone... novos encontros, um passeio de carro pela zona alta... uma pausa e o regresso a roma. aí... mais um jantar no mesmo rione... com as mesmas pessoas mais uma... a amiga f que trabalhou comigo aqui em barcelona.
... e depois de uma pasta... uma "bella pizza". outro dia bellissimo.

5a. o regresso.
primeiras horas da manhã... não tão cedo como no dia 2 e... tzero: a reforma em monteverde vecchio. tirar mais medidas... trocar ideias... sensações, conceitos. descer as escadas... sair e tomar um delicioso pequeno almoço no "bar" que... nem mais nem menos... nanni moretti frequenta. um café de bairro muito simpático, muito agradável. aí... um cappuccino e um cornetto - croissant na região centro-meridional de itália.
tenho de escrever que não encontrei quem eu gostaria de encontrar no bar mas... naquele momento, naqueles minutos... lá estava uma pessoa conhecida... uma apresentadora de televisão a tomar o seu caffè.
pagar... sair... e ainda de fiat 500... o regresso ao aeroporto.


quero ainda escrever que...
foi uma viagem rápida mas... belíssima. senti uma alegria muito grande em voltar a roma. pensava que um dia quando voltasse seria estranho e um pouco triste estar naqueles lugares sem as pessoas com quem partilhei a experiência "erasmus-roma". na verdade, senti-me estranho... foi inevitável... mas rapidamente, este sentimento foi ultrapassado por pensar que... sim... eu já vivi aqui... eu já fui feliz aqui... eu estou aqui outra vez. senti-me muito contente. é bom voltar, quero voltar... "até já!"

partida: roma.
destino: barcelona.

3 comentários:

janawolfart disse...

que envidia!!!!
grande ricca y bonitas fotos

beijos guapo

Billy disse...

Deve ter sido tão giro voltar a Roma! Que máximo! Não sei quando voltarei a Frankfurt...?

Mari disse...

Oi Ri, só tenho uma coisa a dizer.
- Vais longe menino, muito longe, tanto na vida profissional como pessoal. Boa sorte sempre!