sexta-feira, 31 de outubro de 2008

chica+chico 06


chego pela manhã ao estúdio. pego na máquina, tiro a foto e já está!
mais uma semana que continuam verdes... porém precisam de sol e hoje não há. lá fora o dia está cinzento... aqui, dentro do estúdio, um mundo de cores preenche estas paredes.

... ja está! volto para a minha mesa e começo a trabalhar.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

na minha mesa de trabalho...


extra suave.
na minha mesa de trabalho... um novo bloco, uma nova cor. antes... verde, encarnado... agora, preto. novas páginas em branco, novas folhas para desenhar, pensar, escrever, riscar.
nova semana de trabalho, porém o projecto não é novo... continuação do oasis. desenhar fachadas; pensar no espaço, nas suas características e funcionalidade... criar a imagem do objecto arquitectónico. nova ideia, novos desenhos, novas cores. antes... cinzentos e pontualmente, rosa, amarelo verde, laranja e outras... agora, azuis, brancos e verdes. novos ritmos, novos estudos.
na minha mesa... o meu novo bloco, a minha lapiseira, o marcador "rosa nàbito", o copo rosa e o meu ipod, os meus sons.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

branco


hoje é o níver do meu "jefe" b.
hoje um convite para o almoço.
num espaço branco... com um banho encarnado... comi "tortilla" - especialidade da casa.
no final... uma foto. flash flash.

domingo, 26 de outubro de 2008

números

este é sobre números... 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9.
números de experiências de vida em outros lugares, números de viagens a lisboa... números sobre mob... mobilidade.
os números começam com 025... ano 2005: erasmus em roma. 4ºano... 1ª experiência a viver fora de lisboa... fora da casa dos pais... fora de portugal. 6 meses em outra parte, a visita do meu manô e dos pais e eu... 0.zero viagens a lisboa.
depois... o regresso a casa... à faculdade.
5º chega ao fim e começa o 6º: estágio. como este poderia ser feito em qualquer parte do mundo, voltar a sair de portugal era um grande desejo. penso que é importantíssimo adquirir outras experiências numa outra realidade... ver outros lugares, conhecer outras pessoas... outras cidades. escolha: rio de janeiro, br, américa do sul.

números 0267... ano 2006 e 2007: 8 meses. chego em dezembro ao brasil. passo o natal em são paulo... o ano novo no rio... vivo no rio... festejo o carnaval nas ruas do rio, a visita do meu manô e no final... a grande viagem. depois... o regresso a portugal. entre vários números existentes nesta experiência, escrevo: 8 meses no outro lado do oceano no outro hemisfério e 0.zero viagens a lisboa.
chego e tenho a certeza que estaria em lisboa, outra vez, por passagem. a vontade de sair, escolher outro destino para viver e continuar a ser um cidadão do mundo era grande. entre vários lugares possíveis para eu viver... trabalhar... conhecer... fui escolhido para trabalhar num estúdio aqui... em barcelona.
3ª experiência e números: 6 meses nesta cidade e já fui 4 vezes a lisboa. 1ª: buscar roupa ao fim de um mês de "prueba". 2ª: a viagem surpresa... o aniversário da mãe e um encontro mágico. 3ª: férias de verão. 4ª: o casamento da prima i.
pensando em números... é surpreendente as vezes que já fui a lisboa desde barcelona.
o valor das viagens, as horas de voo, os kms de distância são factores importantes mas há outro. e qual é? é este: enquanto vivi em roma e no rio, os outros factores também contaram mas... enquanto vivi em roma e no rio eu sabia que no dia x eu regressaria a lisboa para continuar a vive-la todos os dias. agora é diferente. sei que estou aqui à 6 meses... não sei quantos meses viverei aqui... em barcelona.
com esta ideia, no momento em que chego a lisboa por poucos dias, várias horas, muitos segundos... sorrio. é bom chegar a lisboa, estar em casa... é bom, mas também é muito bom dizer "até já!"
sei que quero viver outros lugares... sei que chegará um dia em que quero voltar a poisar em lisboa... mas por enquanto quero voar.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

chica+chico 05


chica e chico verdes em cima de uma caixa com muitas cores: azul, amarelo, encarnado, laranja, verde, branco.
chica e chico verdes à frente de uns arquivos amarelos, encarandos e bejes.
chica e chico... duas plantas... um regalo para o estudio nàbito.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

na minha mesa de trabalho...


na minha mesa de trabalho... muito trabalho.
durante estas semanas de ausência... não significou uma mesa sem trabalho... mas uma mesa de trabalho, trabalho, trabalho. durante estas semanas... o oasis e um concurso: projecto de um equipamento longe de barcelona... um projecto com muitas horas, dias, noites.... dias e noites de trabalho.
tão absorvido pelo trabalho... o tempo ou o não-tempo originou menos mesas... menos coisas no tecto. mas como eu gosto de subverter o método, porque não uma pausa? assim aconteceu.

volto ao início e... esta semana, na minha mesa de trabalho... muito trabalho.
continuação do projecto oasis com vários estudos, várias hipóteses, várias incertezas... a espera pelas normativas.
na minha mesa... o bloco encarnado e, espontaneamente, um branco... tamanhos diferentes, funções diferentes, os dois para trabalho.
o regresso do projecto da reforma... outra etapa. idas a lojas, oficinas... encontros no estúdio. um orçamento inicial elevado, a necessidade de buscar novas alternativas... novos materiais mantendo a ideia e o objectivo inicial... um espaço único, um projecto singular, um projecto com aros funcionais.
orçamentos, pesquisas, materias, cores.
na minha mesa de trabalho... um outro copo rosa e materiais para a reforma... madeira branca e... porque os aros são de diferentes cores... um material... várias cores.

na minha mesa de trabalho... projectos interessantes, várias etapas do processo de concepção de um objecto arquitectónico e um prazer muito grande pelo meu trabalho.

o casamento


este é um texto ao fim de alguns dias com coisas para escrever.
... saí do estúdio... o dia já era noite e caminhando até encontrar uma bicing para vir cá para os lados do macba, penso no meu f-d-s em lisboa e no casamento da prima i.
recuo até ao dia da partida para lisboa. 5ª... meio da tarde. pois bem... tudo começou com um atraso de muitos segundos mas apenas poucos minutos. tinha decidido sair a uma hora e acabei por sair um pouco mais tarde para terminar o meu trabalho. saio do estúdio, vou de bicing para a "estació de frança" e... reparo que o comboio está com um atraso de alguns minutos... "ok... tenho tempo!" pensei eu. apanho o comboio, chego ao aeroporto e no balcão para fazer o check-in sou informado que o avião está com algum atraso... "quanto tempo de atraso?" pergunto eu e a resposta... a resposta foi... 2:30. vou ao balcão da companhia e dizem 3:00. na hora prevista do voo informam que o atraso é de 4:00.
... de um atraso de poucos minutos o dia terminou com um atraso de muitos segundos, muitos minutos e muitas horas. deveria ter chegado a lisboa às 9pm... cheguei à 1am.
apesar de todos os atrasos chego contentíssimo pelo f-d-s especial... o casamento da prima i.

antes do casamento... 6ª. dia de novos atrasos. atraso na hora de acordar... atraso na loja do cidadão... atraso na ordem dos arquitectos. resultado: uma multa de estacionamento ali... perto do mercado da ribeira, passada minutos antes de eu chegar ao carro e... o cancelamento de um almoço/encontro com a amiga s. depois o dia passou, a horas passaram e o dia especial chegou... o dia do casamento da prima i... melhor o dia do casamento dos primos i&zc.
atrasando com algumas linhas, palavras, letras o dia dos primos i&zc, recordo-me com alegria os momentos que vivemos juntos em s. miguel... os passeios, os banhos quentes, o quadro de "tintas especiais" e... já em território continental, a ida à aldeia e a vontade de eu pensar a casa deles. uma casa no meio de muitas árvores. mais um pequeno atraso e continuo a recordar os bons momentos que vivi com a prima i desde pequeno. chego ao dia do seu casamento, um dia muito especial no qual eu tinha de estar presente... vir de barcelona era obrigatório.

o dia: momento da pintura. o momento em que vejo a prima i com o seu vestido desenhado para ela. a troca de olhares. a troca de sorrisos. o momento da partida para a igreja. os sons. o momento da área de serviço. a chegada à igreja. a entrada. o momento da minha leitura. arroz e pétalas de rosas... muitas. a foto. a viagem de classe a até à quinta. as fotos. o almoço. os beijos. a hora do chá. o bolo da noiva. o carro dos noivos. um dia... uma noite.
um dia lindo... um dia para recordar... e recordar o sorriso da prima i.

no outro dia... a ida ao sítio, o almoço em família com os meninos d&h e mais tarde, a festa da pequena m.
na 2ª o regresso a barcelona.

agora escrevo sobre o f-d-s em lisboa mas há outras coisa para contar... um outro f-d-s para escrever... o f-d-s em veneza na bienal de arquitectura... mas isso será outro tecto.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

chica+chico 04


...a foto... o verde... a continuação.
tiro várias fotos... escolho uma e volto ao trabalho.
chica e chico na mesa de reuniões do estúdio... um outro olhar, uma nova perspectiva.

...e hoje vou para lisboa.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

parabéns.


.. a você
nesta data querida
muitas felicidades
muitos anos de vida.

... para o meu .m a n ô.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

chica+chico 03


... o verde continua.
estúdio nàbito.
chica e chico em cima de uma cadeira junto à mesa de reuniões. uma mesa, vários tipos de cadeiras e ao fundo... uma parede pintada.