segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

em outra mesa de trabalho...


a minha mesa de trabalho é às 4ªs. esta é outra mesa de trabalho. como tal, hoje escrevo sobre esta... a outra, melhor, escrevo sobre uma outra mesa de trabalho.
a foto é do f-d-s mas hoje também estive no mesmo tecto desta mesa. pelos "objectos científicos" percebe-se que não escrevo sobre uma mesa de trabalho muito comum para mim. ciências e fisico-quimica só tive na escola até ao terceiro ciclo. depois... fui para artes e a partir daí... só algumas memórias das aulas com experiências, líquidos e tubos de ensaio.

esta mesa de trabalho é da minha querida amiga mana n.
uma mesa com muitos papeis, líquidos, tubos para colocar líquidos, objectos de medidas, caixas, e mais coisas... lápis, canetas, borracha, calculadora, calendário e os seus apontamentos... tudo o que faz escreve, regista. uma mesa de trabalho com muitas coisas... muitas.
porquê esta mesa? porque gostei e pela diferença que existe com as minhas mesas de trabalho.
durante dois dias, a amiga mana n convidou-me para conhecer o seu laboratório e como eu gosto imenso de conhecer outras coisas, ver outras realidades aceitei de imediato o convite. e fomos. fomos os dois ao instituto mudar o meio a umas células. uma novidade para mim... uma rotina para a amiga mana n.
um local de trabalho diferente do meu espaço de trabalho. uma sala aparentemente monocromática mas depois com apontamentos de cor... várias cores, tampas com cores diferentes, líquidos com cores diferentes, várias fitas adesivas com cores diferentes... aqui... uma pessoa, uma cor. achei o máximo... os objectos, as máquinas, as imagens... a mesa de trabalho da amiga mana n... uma amiga especial que está fazendo o doutoramento aqui em barcelona.


chegou o momento para mudar o meio às células: criar um novo líquido, aspirar o existente nunca tocando na base da placa - aprendi que as células ficam aí adossadas - inserir o novo líquido, um novo meio e esperar por resultados. um trabalho de precisão, higiene... tubos, medidas, cálculos, líquidos, placas e o objecto de estudo, neste caso, células.

hoje, feriado em barcelona, um f-d-s prolongado e o regresso ao laboratório, lá para os lados do campus universitário na diagonal. mas antes... uma pausa no s coffee para bebermos o nosso café com leite e comer um muffin delicioso. depois seguimos, fomos para o laboratório. entrar, mudar o meio às células, sair e voltar para casa... pois o dia hoje está cinzento, frio e as lojas estão fechadas.

1 comentário:

Anónimo disse...

awwwwwwwwwww!!

a minha bancada! a confusao num metro quadrado!

ms foi lindo ver a tua cara de espanto c tantas coisas normais para mim e estranhas para ti!!

u'll always welcome baby!

beijooooo ja c saudades!

nana