quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

novo número


último dia do ano 08.
depois... nova combinação de números... um novo número.
... para todas as pessoas que lêem este tecto... um ano 09 maravilhoso!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

sala clara

e à noite... fui ver o filme "caos calmo" de antonello grimaldi.
em lisboa, depois de uns dias de pausa... volto a ouvir italiano. vejo lugares de roma... um jardim, uma escola. assisto a uma participação magnifica - confesso... já esperada - de nanni moretti. gostei.
em lisboa por momentos... memórias de outros tempos e lugares.

... e como "pietro paladini", eu faço a minha:
lista de companhias aéreas nas quais já andei:
tap air portugal. air france. sata. iberia. gol. lan airlines. aerolineas argentinas. bra transportes aéreos. clickair. ryanair. vueling airlines.

"un regalo"


hoje é o casamento dos meus queridos amigos b&p de buenos aires.
hoje já posso editar a ilustração "un regalo". explico melhor...
tudo começou com o desafio das madrinhas da amiga b... um desafio para todos os amigos fazerem um testemunho com palavras... desenhos... fotos... com tudo o que o nosso lado emocional nos sugerisse. um desafio para oferecer uma prenda especial... uma prenda dos amigos. entre outras coisas pediam para surpreender.
... e eu tentei surpreender!
"un regalo".ilustração.grafite 0,7mm + cores editadas em photoshop.

depois... depois chegou o dia... o dia do reencontro... o jantar de despedida de solteira sui-generis. entre conversas cruzadas, sorrisos, encontros, olhares... entre um menu delicioso, o momento da sobremesa... do questionário e no final... a prenda dos amigos: uma caixa de correio tradicional de macau cheia de envelopes com os testemunhos, os tais com palavras, fotos e claro... desenhos.
... e a noite foi especial.
... e hoje o dia é especial. hoje é o dia do casamento da princesa urbana e do amigo p de buenos aires.


tudo tem 1 início. a nossa amizade começou em buenos aires, quando cheguei a vossa casa num domingo de inverno... céu cinzento... e poucos graus positivos.(...)
... adoro-vos.

o sítio


ontem à tarde fui ao sítio... estava combinado.
apesar de o céu cinzento e a chuva quase a cair, eu, o pai e o .manô. fomos ao sítio. estava combinado e era preciso plantar mais umas árvores... desta vez não-de-fruto... apenas árvores.
tinha vontade de ir ao sítio. tinha vontade de ver o portão verde-água, a terra lavrada, as árvores um pouco crescidas... ver os primeiros frutos... tangerinas.

... e tudo está no princípio. o sítio não tinha nada... nós plantámos as árvores... nós regámos... e agora é com satisfação que vemo-las a crescer.
... e o sítio vai mudando. um lugar de texturas e cor... com caminhos de pedra... casca de pinheiro... e terra. um lugar para andar com botas de borracha e plantar árvores... agora, apenas árvores.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

é natal


para a família e amigos dos 2 hemisférios... para as pessoas do campo, cidade e praia... para os cosmopolitas e dos lugares tropicais... para os amigos das ilhas e dos continentes... para as pessoas que lêem este tecto... boas festas... e feliz natal!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

lado sul

hoje faz 2 anos que saí de portugal para o outro lado do atlântico... para o outro hemisfério, o lado sul.
hoje faz 2 anos que fui viver para o brasil.
saí de lisboa em direcção a são paulo mas por motivos de mau tempo e/ou devido à greve dos controladores aéreos no brasil... o avião foi desviado para o rio de janeiro.


nas primeiras horas da madrugada do dia 20... uma viagem de táxi até ao centro, uma noite num hotel. depois... café-da-manhã, um pequeno passeio pelas ruas movimentadas, um copo de água de coco... a subida à cobertura do hotel e ter outra perspectiva da cidade que escolhi para realizar o meu estágio da faculdade. umas horas depois... o voo para são paulo. saí de portugal dia 19... cheguei ao brasil no dia 20... cheguei a são paulo no dia 20 no final da tarde.


... começaria aqui a minha experiência de vida na américa do sul.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

sala verdi

chego a casa tarde com vontade de escrever sobre esta noite. com algum sono, escrevo:
saí do estúdio... entre ir para casa ou ir ao cinema, decidi... ir ao cinema.
apesar de faltarem alguns minutos para o início do filme... a vontade era grande e arrisquei. apanhei uma bicing... depois deixei a bicing devido a problemas técnicos... apanhei o metro... mudei de linha e... cheguei. subi as escadas, saí para a rua e depois... caminhando rapidamente cheguei à sala verdi, em grácia, a poucos minutos do início do filme.
"meu nome não é johnny" um filme brasileiro inserido no 3º cine fest brasil de barcelona.

... e ver este filme foi muito bom... melhor... muito legal. e porquê?... por várias razões:
as saudades de uma cidade, o rio;
o prazer de ouvir o português mais doce;
a exibição maravilhosa de selton mello. depois de ver o filme "cheiro do ralo" no rio, hoje tinha de ver este filme;
e pela qualidade da indústria cinematográfica brasileira.

... e no últimos minutos do filme acontece... a personagem principal tem a oportunidade de passear pelo rio e aí... aí foi o momento... o momento de sentir o desejo de regressar ao rio e de pensar como vai ser a minha reacção no momento da chegada... de voltar a estar no rio, de voltar a passear pelo rio de janeiro.
o filme acabou. vim para casa e agora escrevo este texto.

uma noite diferente em barcelona... esta noite fez-me recordar as várias noites de cinema no rio. muito legal!

na minha mesa de trabalho...


como esta semana é a última antes da interrupção das férias de natal... decidi escrever sobre o último trabalho do dia... último trabalho da semana.
na minha mesa de trabalho... um novo trabalho, um novo exercício... uma nova experiência. desta vez... um cenário para uma peça de teatro infantil... o conto dos irmãos grimm "os músicos de bremen", uma peça de teatro para a escolinha do filho m dos meus chefes b&a.
com material pré-definido - folhas amarelas e cartolina preta - tempo limitado e a vontade de realizar um cenário criativo... surgiu a ideia. sem perder mais tempo, mãos à obra!
alusão ao skyline da cidade alemã, mais umas janelas divertidas com formas e aberturas diferentes e... já está.
um cenário para crianças, um cenário realizado por adultos... uma grande alegria em participar nesta experiência. gostei!

... a próxima mesa de trabalho já será em 2009. boas festas!

chica+chico 11


na mesa do chefe b... chica e chico.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

árvore de natal


o espírito de natal chegou ao estúdio. um pedaço de cartão pintado de verde... várias bolas brancas e... a árvore nábito. registar o momento e... a foto. uma árvore, uma piscina e... "plim"... é natal no estúdio.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

protótipo 02


os dias aqui estão cinzentos... a noite é maior que o dia... estamos na época de natal. dias de luzes artificiais... luz no estúdio, luz nas ruas... luz de muitas cores... época de iluminar os espaços... todos os espaços com luzes e luzinhas.
escrevendo sobre estas coisas... hoje... um protótipo de um candeeiro.

...do projecto oasi - houve uma pequena alteração no nome... de oasis passou a "oasi" em italiano - surgiu este protótipo. com os alçados em papel... juntado alçado 01+02+03+04+05+06... e colocando uma lâmpada no meio surgiu a ideia... surgiu este candeeiro oasi.
um projecto, uma torre, um protótipo, uma torre com luz.


... que bom voltar a escrever.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

luzes de natal


hoje chega o natal na minha casa em lisboa. hoje é dia de tirar tudo das caixas e fazer magia. em casa, temos a tradição de fazer a árvore de natal hoje e só tirar depois do dia de reis. este ano não estou em casa para participar "nestas actividades"... o dia em que o pai faz o presépio... eu tiro os bonecos das caixas e coloco-os um a um... abrir parêtese ( quero dizer que a minha árvore de natal não tem bolas nem fitas, apenas luzes e bonecos de madeira. fecho parêntese ) e a mãe todos os outros elementos decorativos.
este ano não faço magia. aliás este ano é outra experiência, outra maneira de ver o natal, de sentir o natal. este ano vou chegar a casa e vou ver a árvore já com os bonecos de madeira. já no ano em que fui para o brasil foi o contrário... participei neste dia mas depois passei o natal em são paulo. e a vida é assim mesmo... eu cresço, tenho novos objectivos, novas vontades e alteram-se algumas coisas, algumas tradições.

hoje chega o natal na minha casa em lisboa, mas aqui em barcelona na minha casa, o natal já chegou... aliás chegou um pouco mais cedo, desde o início do mês. aqui... apenas um toque de natal... um pormenor... uma instalação com luzes de natal.

em outra mesa de trabalho...


a minha mesa de trabalho é às 4ªs. esta é outra mesa de trabalho. como tal, hoje escrevo sobre esta... a outra, melhor, escrevo sobre uma outra mesa de trabalho.
a foto é do f-d-s mas hoje também estive no mesmo tecto desta mesa. pelos "objectos científicos" percebe-se que não escrevo sobre uma mesa de trabalho muito comum para mim. ciências e fisico-quimica só tive na escola até ao terceiro ciclo. depois... fui para artes e a partir daí... só algumas memórias das aulas com experiências, líquidos e tubos de ensaio.

esta mesa de trabalho é da minha querida amiga mana n.
uma mesa com muitos papeis, líquidos, tubos para colocar líquidos, objectos de medidas, caixas, e mais coisas... lápis, canetas, borracha, calculadora, calendário e os seus apontamentos... tudo o que faz escreve, regista. uma mesa de trabalho com muitas coisas... muitas.
porquê esta mesa? porque gostei e pela diferença que existe com as minhas mesas de trabalho.
durante dois dias, a amiga mana n convidou-me para conhecer o seu laboratório e como eu gosto imenso de conhecer outras coisas, ver outras realidades aceitei de imediato o convite. e fomos. fomos os dois ao instituto mudar o meio a umas células. uma novidade para mim... uma rotina para a amiga mana n.
um local de trabalho diferente do meu espaço de trabalho. uma sala aparentemente monocromática mas depois com apontamentos de cor... várias cores, tampas com cores diferentes, líquidos com cores diferentes, várias fitas adesivas com cores diferentes... aqui... uma pessoa, uma cor. achei o máximo... os objectos, as máquinas, as imagens... a mesa de trabalho da amiga mana n... uma amiga especial que está fazendo o doutoramento aqui em barcelona.


chegou o momento para mudar o meio às células: criar um novo líquido, aspirar o existente nunca tocando na base da placa - aprendi que as células ficam aí adossadas - inserir o novo líquido, um novo meio e esperar por resultados. um trabalho de precisão, higiene... tubos, medidas, cálculos, líquidos, placas e o objecto de estudo, neste caso, células.

hoje, feriado em barcelona, um f-d-s prolongado e o regresso ao laboratório, lá para os lados do campus universitário na diagonal. mas antes... uma pausa no s coffee para bebermos o nosso café com leite e comer um muffin delicioso. depois seguimos, fomos para o laboratório. entrar, mudar o meio às células, sair e voltar para casa... pois o dia hoje está cinzento, frio e as lojas estão fechadas.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

chica+chico 10


hoje um dia de trabalho grande. acabei o dia... melhor terminei o dia trabalhando, iniciei a noite trabalhando, terminei o trabalho à meia-noite. termino o trabalho, arrumo as minhas coisas e antes de sair, de apagar a luz... a foto. c+c continuando a mudar de cor... do verde para um amarelo seco.
apago a luz, saio do estúdio e vou de bicing para casa.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

primeira pedra


hoje começou. sim... hoje começou a obra do parque sensational em frosinone, itália. um espaço público de experiências... sensações singulares, um espaço para os 5 sentidos. um percurso dinâmico onde a pessoa não tem uma visão completa... várias descobertas, ver e não ver, deambular, parar sentir e estar. vários espaços, vários materiais... várias cores.
primeiro... o projecto, um lugar um limite. depois... aprovação na "comune di frosinone" e... um novo lugar. novo terreno, a mesma ideia projectual... reaproveitar.
a meio da tarde... festa. a primeira foto, a primeira pedra... a obra começou.


é verdade... aqui vai nascer um novo parque da cidade... um parque sensational.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

o salto

já dia um de dezembro?
o tempo passou... voou... será que saltou?
o salto. sim o salto. um salto para o último mês do ano 08, o salto para o novo piso... este para os lados do born.
novo tecto... novas coisas nos tectos.
novo mês... novas datas... entrega do trabalho, jantar de natal "made in portugal" em barcelona, viagem para lisboa, aniversários de primos e amigos, encontros com amigos, natal, o casamento dos meus queridos amigos b&p e mais... mais.
e... outra vez o salto. o salto para o outro lado do oceano... rio de janeiro. um texto sobre um f-d-s na cidade maravilhosa, umas fotos apetitosas e... saudades do tempo que vivi lá na cidade do corcovado, do pão de açúcar, do morro dos dois irmãos, da pedra da gávea e dos voos da pedra bonita.
se o tempo voa... salta... porque não podemos saltar de um lado para o outro quando queremos?