terça-feira, 29 de junho de 2010

hoje

um mês. três santos.
depois do santo antónio...
depois do são joão...
hoje... é dia de são pedro.
... e o sol brilha, o céu está azul... está um dia de verão.

hoje... um mail da amiga s e... um grande sorriso.
hoje mas mais tarde... o 4º jogo de portugal no mundial da áfrica do sul.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

verão 10

verão.. estate.. verão.. verano.. summer.. été.. sommer...

hoje... no dia em que começou o verão 10, aqui no hemisfério norte...
um agradável almoço com as amigas g+s e um encontro com o amigo j no ccb.
hoje... o 2º jogo de portugal no mundial e uma belíssima vitória. sete-zero.

festa na escola


na 6a fui cameraman.
porquê?... porque era preciso alguém filmar a festa.
qual festa?... a grande festa na escola do meu manô.

era o encerramento do ano lectivo. o grande dia... para muitos um dia especial.
... e a escola estava lotada: alunos, professores, auxiliares, pais, amigos e... eu.
"todos aos vossos lugares": pais num lado... alunos no outro e eu, mais a câmara e o tripé ali... no melhor lugar, preparado para filmar.
"meninas e meninos... mães e pais... a festa vai começar!" 3... 2... 1... rec.
a festa começou.
1º momento:
uma peça de teatro sobre os vários povos... os vários países dos vários continentes. uma volta ao mundo com todas as turmas... uma volta sempre ao ritmo da música.
primeiro uma turma, depois outra. primeiro uma dança depois outra e... chegou a hora dos alunos do meu manô. 2 países, 2 músicas... 2 momentos. primeiro: canadá... mais tarde: china.
europa, américa, áfrica, ásia e oceânia.
2º momento:
... do teatro para a despedida dos alunos do 4º ano. entrega das pastas... beijos... abraços e música.
3º momento:
o encerramento da festa. o último momento... o grande momento. a participação simultânea de todos os alunos e de vários professores: a última música e uma coreografia especial.
para tal... era necessário um plano bastante aberto. o lugar inicial não era possível... tinha de encontrar outro. saí do campo, entrei na escola... subi as escadas e entrei numa sala. era ali... da janela da sala o lugar escolhido.
será este o melhor plano?... e de repente,
... a poucos segundos de começar a última actuação... saltei da janela com a câmara e o tripé e fui para cima da cobertura metálica. muy bien! consegui o melhor plano.
3... 2... 1... rec. 
a música começou.
os professores entusiasmados começaram a dançar... os meninos também e... naquele momento, em cima da cobertura metálica estava a gravar a festa da escola ao som  de "i gotta feeling".


no final... um grande aplauso, sorrisos e muita alegria.
eu... gostei muito. parabéns.

sábado, 19 de junho de 2010

sala clara 08

um mês e muitos dias atrás, fui ver o filme italiano “io sono l’amore” de luca guadagnino também exibido no indielisboa’10.

um filme sobre uma família milanesa de alta burguesia ligada à indústria têxtil. uma história de tradição e modernidade, de amor e tragédia.

tudo começa na sumptuosa villa da família recchi. um aniversário, um encontro de família, várias gerações... uma família ligada aos deveres e valores da família, ligada às tradições.
mas volto atrás e escrevo outra vez... "um aniversário, um encontro de família" e... uma visita inesperada.
a partir daqui um olhar, um desejo, uma paixão.
a existência da matriarca altera-se. um novo mundo, uma nova vida. uma história de amor... de vários amores... a ruptura com a tradição... com a sociedade. uma história de fortes relações, descobertas e de desordem familiar. uma história com consequências trágicas.

um filme complexo, intenso e muito bem realizado. una bella storia. gostei muito.

... e é tão bom ouvir italiano e... recordar outros tempos!

sala clara 09

um mês e alguns dias atrás, fui ver o documentário “um lugar ao sol” do jovem realizador brasileiro gabriel mascaro, inserido no indielisboa’10.

um documentário impressionante. magnífico!
subverter o método. olhar para cima, reflectir sobre as pessoas que vivem em coberturas de edifícios de luxo... abordar outro grupo social... abordar a classe alta.
tudo tem um princípio e... para este documentário, o realizador partiu de um livro sobre a elite brasileira onde estão catalogados 125 proprietários de penthouses. após vários contactos, apenas teve acesso a 09 que aceitaram ser entrevistados.

grupo social alto + coberturas de edifícios de luxo no rio de janeiro, são paulo e recife + entrevistas.

o documentário procura revelar a mentalidade destas pessoas que vivem nas coberturas. os anseios, os desejos, as reflexões, as incertezas... os medos. o modo como se relacionam com a realidade. a percepção desta. as comparações. as máscaras criadas por elas próprias. os conceitos. a visibilidade, o estatuto, o poder e a insegurança.
ao mesmo tempo...  coloca questões relacionadas com a paisagem urbana, ao modelo das cidades verticais e ao modo como estes fenómenos arquitectónicos se relacionam com o comportamento social.

um documentário actual e polémico. o poder da imagem. um documentário para ver, rever e reflectir sobre a socieadade e a cidade.


no final... perguntas e respostas com o realizador. uma agradável e interessante conversa.
gostei muito. achei... o documentário muito legal!!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

sala clara 10

subvertendo o método e numa série de 03... decido começar pela última sala clara.
quase um mês atrás, fui ver o filme “estômago” de marcos jorge.
um filme brasileiro seleccionado e premiado em vários festivais internacionais de cinema.
em exibição em lisboa... tinha de ver este filme!

>na vida há os que devoram e os que são devorados.<

o filme é a história de um homem que vai para a cidade grande em busca de emprego e de uma vida melhor e... por um acaso torna-se cozinheiro.
uma história em dois tempos, dois momentos: o passado... na cidade, entre cozinhas de um boteco e de um restaurante italiano; e o presente... dentro de uma prisão decadente e lotada. é a vida de raimundo nonato ou melhor... raimundo canivete ou alecrim.

da ascensão à queda. a cozinha e a comida. o amor e a paixão. o poder e as "regras do jogo".
o filme... a história e... as várias receitas. os planos fechados. o valor da imagem. os pormenores. o detalhe. a gastronomia como "personagem" e... tudo gira à sua volta. no presente e no passado.
raimundo, o cozinheiro e... o poder da comida para conseguir alcançar os objectivos.

um filme interessante, uma narrativa muito bem realizada, onde no final, entende-se a causa destes dois tempos... destas duas condições tão diferentes: a liberdade e a cidade e... a prisão e a não-liberdade.

"estômago"... uma fábula nada infantil sobre poder, sexo e gastronomia.
gostei. gostei muito!

o escritor

hoje... morreu o escritor josé saramago.
prémio nobel... um escritor com uma notável obra literária. um homem polémico com grandes livros: livros que gostei muito de ler... livros que ainda não li mas quero ler.

aqui no tecto... faço a minha lista.
lista de livros de j.s. que já li:
todos os nomes. o ano da morte de ricardo reis. as intermitências da morte. ensaio sobre a cegueira.


o 1º li depois de ouvir uma reportagem sobre o livro. o 2º li no primeiro ano da faculdade... um livro no âmbito de arquitectura I. o 3º li no rio de janeiro. o 4º li depois de ver o filme "ensaio sobre a cegueira".


... e o próximo será ensaio sobre a lucidez.

assim acontece

sim eu sei.
sei que nos últimos tempos as palavras... as frases... os textos aqui no tecto têm sido poucos. sei que por vezes o momento para escrever é aquele mas depois... depois o tempo passa e o tecto fica sem coisas.
assim acontece. há dias que não quero escrever... há dias que só quero ouvir música, ou desenhar, ou ler... há dias que as palavras são poucas e espero juntar mais umas quantas para escrever mas depois... depois o tempo passa e o tecto fica sem coisas.

mas não esqueço o meu tecto e hoje... quero escrever.
sobre o quê? ... sobre estes dias que passaram.
primeiro, uma noite de início do mês com bailarico na bica e um final de noite nas escadas do largo do carmo. segundo, um f-d-s de praia e sol.
depois... 1 causa, 2 serviços de urgência, 3 litros de soro... uma semana "bem ruim".
ao mesmo tempo... dia de portugal, a noite de santo antónio (mais um ano que não festejei) e o 1º jogo de portugal no mundial da áfrica do sul.


... e o tempo passa. ficam as datas, os momentos e em breve... o início do verão10.