quarta-feira, 22 de julho de 2009

outros tectos a sul


hoje volto a escrever sobre a viagem na américa do sul.
hoje volto a pensar sobre os dias, os lugares, as pessoas, as cidades e paisagens, os vários tectos... os vários limites.
sei onde parei e sei porque volto a escrever hoje. parei aqui: “montevideo... río de la plata e... buenos aires. a cidade do outro lado do río... a casa dos amigos b&p... outras surpresas... outros momentos... outros tectos.
hoje escrevo porque...
2 anos atrás... eu, amiga s e as nossas companheiras de viagem xica e maria, abro parêntese ( para recordar que elas... a xica e a maria são as nossas mochilas de 50 litros e da mesma cor... fecho parêntese) atravessámos o "río de la plata" e chegámos a buenos aires.
e... 2 anos depois, as memórias desta viagem continuam muito presentes... por isso continuo a escrever. e escrevo. escrevo que recordo o dia da semana, o dia do mês e o momento do dia da chegada a bsas... era final de uma manhã de domingo cinzenta fria e pouca chuva.

buenos aires: terminal portuário, nova cidade, novo país, novo tecto e novas coisas... novas trocas. depois... apanhar um táxi amarelo e preto e... destino? “barrio de la recoleta”. poucos minutos de percurso... algumas palavras soltas com o senhor do táxi e a referência da neve que tinha caído dias antes na cidade. chegámos. tocámos. subimos de elevador... passámos uma antecâmara e entrámos no apartamento. e aqui... aconteceu. aconteceu conhecer os amigos b&p de buenos aires.
... sim, tudo tem um início e a nossa amizade começou lá no outro lado do oceano, a sul. mas antes... já ouvia a amiga s falar deles: "tu vais adorá-los"... "são super simpáticos e divertidos"... "são uns queridos"... "são o máximo". e aqui... escrevo: sim... os amigos b&p são pessoas maravilhosas, especiais divertidas e... adoro-os!

... entrámos no apartamento e nos primeiros momentos as perguntas "querem tomar um duche?" e.. "têm roupa para lavar?". nós olhámos um para o outro e... aceitámos as 2 coisas. tínhamos vontade de um duche quente e... depois de uns dias de viagem ter a roupa lavada para mais dias de viagem era muito bom. de buenos aires... tínhamos mais dois países... outras cidades... outros lugares para conhecer.

... entrámos no apartamento... as perguntas, os duches e depois ir conhecer a cidade... conhecer o "barrio". mas, o dia estava frio e eu e a amiga s tínhamos roupa mas faltava qualquer coisa mais quente. nós não tínhamos mas os amigos b&p sim e desde o primeiro dia até ao último andei com o casaco do amigo p... um casaco um "pouco" diferente do meu estilo. já a amiga s andou agasalhada com um casaco da amiga b.

mas continuo...
saímos do apartamento... passámos a antecâmara... descemos e fomos almoçar a um restaurante maravilhoso com uma carne argentina muito boa. depois, a sobremesa num outro lugar: a gelataria f e aí... um delicioso e único gelado de chocolate e banana. uma coisa maravilhosa! conversa e mais conversa, umas fotos e... próximo lugar: "el cementerio de la recoleta". um "cementerio" como lugar turístico e muito visitado... um "cementerio" que atrai muitas pessoas porque lá... estão os jazigos de várias personalidades conhecidas inclusivé, de eva perón. um "cementerio" de uma beleza incrível... com jazigos e mausoléus de uma arquitectura muito interessante.
depois... o céu ficou azul, o frio continuou e nós continuámos a caminhar até à floralis genérica... a flor gigante da cidade. olhar a cidade... olhar o skyline e... uma caminhada até à biblioteca nacional... um edifício sui-generis e muito, muito bom. alguns momentos a olhar... a apreciar... a sentir uma alegria muito grande por estar ali.
depois, o céu ficou escuro... era já noite e regressámos a casa.

2 anos atrás, primeiro dia em bsas... um dia inesquecível. estaríamos mais 5 dias na cidade.
outros dias, outros momentos, outros lugares e outros episódios.
outras coisas em outros tectos.
hoje aqui em barcelona... os momentos são outros, mas a cor dos táxis a mesma.
ainda hoje... um aperitivo em casa da amiga l.


nota: amiga b de bsas... ontem, depois de ler o teu comentário, um grande sorriso e uma alegria enorme por conhecer vocês. e é verdade... já 2 anos passaram e... só 2 anos que nos conhecemos. obrigado por tudo. um beijo enorme.

1 comentário:

Billy disse...

Chuif. Chuif. Chuif.

Esta sentimentalona inveterada está aqui a controlar a lagrimita marota e teimosa.

Ah, a vida é bela! :)