quinta-feira, 16 de julho de 2009

uma noite no circo


aproveito uns minutos no mac para escrever sobre mais uma noite de verão.
ontem depois do estúdio... depois da "cena"... já nas últimas horas de luz, fui de bicing do born até à torre agbar. aqui esperei alguns minutos... mais de 1/4 de hora... menos de uma hora pela amiga e colega italiana l. ela chegou e... eu, ela e mais uma amiga mexicana fomos ter com outros amigos... italianos e uma grega.
onde fomos?
à "la nave espacial"... uma antiga nave industrial em "poblenou" okupada por um colectivo de artistas da makabra - um ex-centro cultural de encontros, de criação, ensaio e representação de espectáculos e arte. uma nave espacial auto-gerida... aberta à comunidade e onde existem actividades de teatro, circo, música, cabaret, fotografia, capoeira, yoga, workshops para crianças e adultos... e mais coisas.
ontem... primeira ida a um lugar okupado... uma outra experiência... uma outra percepção social e urbana.

e porque fui?
porque fui ver um espectáculo... queria conhecer o espaço, queria conhecer uma outra realidade.

e... como conheci este lugar?
... aqui tenho de escrever sobre o trabalho do amigo italiano d. arquitecto e colega no estúdio, está em barcelona fazendo um master em "arquitectura e cultura urbana"... e desenvolveu um trabalho sobre o "movimento okupa" em barcelona... sobre uma outra barcelona. escrevo mais: uma abordagem muito interessante sobre a cidade contemporânea.
por isto, conheci alguns exemplos okupados na cidade: edifícios de habitação okupados... outros edifícios okupados... e vazios urbanos okupados para criar hortas e criar um espaço comunitário com a área envolvente.
um dos exemplos de estudo... esta antiga nave industrial.

mas... aí, na "nave espacial"... vimos o quê?
vimos o espectáculo circense "circo FantazzTico" da costa rica.
um espectáculo realizado por crianças e jovens que vivem nos "barrios marginados" de san isidro de el general.
e sobre o espectáculo foi... maravilhoso... belíssimo... muito, muito bom! adorei.

ontem não tinha palavras para escrever mas hoje... continuo com poucas palavras para escrever e descrever sobre o especial momento circense de ontem à noite... mais uma noite de verão em barcelona.

1 comentário:

Billy disse...

Que giro! Estas tuas andanças culturais são todas muito interessantes e fazem-me sentir um bocadichiquinho de dor de cotovelo, que suportarei com um sorriso.

Obrigada pelos relatos!

Beijinhos deste lado (e... há quase dois anos? já? só? que nos conhecemos!)