quarta-feira, 24 de setembro de 2008

la mercè

"la mercè"... a grande festa de barcelona.
"la mercè" é sinónimo de tradição, alegria, música... chuva e noites inesquecíveis. o dia é hoje mas as festas começam antes... 5 dias antes.


dia 1... 6ª depois do trabalho e com chuva. assim começa para mim "la fiesta". primeira paragem, um desfile de criaturas e monstros ao som de tambores. segunda paragem, concerto de "giulia y los tellarini". e quem são eles? primeiro... é o grupo onde o amigo catalão j toca, segundo... é o grupo que faz parte da banda sonora do filme "vicky cristina barcelona" de woody allen. um grupo surpreendente, uma vocalista com uma personalidade muito forte e uma sonoridade incrivel... vários ritmos, várias influências musicais. um momento agradável... à chuva! no final... o encontro com a amiga f e uns minutos de conversa com o amigo j. depois... depois a hora de ir para o forum. eu a amiga f... o encontro com a amiga c também italiana e o namorado de porto rico mais outras pessoas... a entrada no espaço bam, no espaço dos vários sons. momento 1, concerto de um grupo hip hop das caraíbas... alegria e uma multidão de pessoas dançando ao ritmo da música. momento 2, espaço electrónico e uma vontade enorme de dançar. momento 3, uma escapedela a outro palco apenas para saber que sons eram e para dizer "não... quero voltar para a música electrónica". assim era o espaço bam no forum... um encontro de 3 espaços diferentes. regresso ao momento 2 depois do momento 3 e foi dançar... dançar... dançar. no final, conversar sobre o prazer de estar em barcelona à procura de um sonho, um objectivo e com isso crescer enquanto pessoa e arquitecto.
no final da noite, apanho o metro e regresso a casa, lá para os lados do macba.

dia 2... sábado e... um dia perfeito... maravilhoso, inesquecível.
tudo começa com os manos i&n... abrir parêntese ( ... não sei se já referi, mas como não quero parar de escrever para confirmar, a mana m agora é mana n... fecho parêntese ) ... e uma ida ao mercado "els encants". um mercado onde há tudo, coisas em primeira e segunda mão e até coisas roubadas como por exemplo... bicicletas. é um mercado onde a pessoa se quer alguma coisa vai e encontra... nós os três fomos à procura de um colchão para o mano i. até aqui tudo bem... voltas e voltinhas pelo mercado... a compra do colchão e o detalhe do custo adicional de transporte até casa. uma distância de poucos minutos, de poucos metros. um preço absurdo e aí... a decisão de levá-lo às costas... melhor, na cabeça. momento divertido, um pouco surreal, andar pelas ruas de barcelona com um colchão em cima da cabeça, mas o pior foi quando chegámos ao edifício e deparámos que o colchão não entrava no elevador e teríamos de subi-lo pelas escadas até ao 5º piso... sim 5º piso. uma subida interminável... menos divertida é certo mas logo, logo o episódio do colchão voltou a ser divertido com a satisfação do mano i ao atirar-se, literalmente, para cima dele... o colchão.. o novo.
descansar um pouco e ... voltar para a rua. desta vez uma ida ao centro e percorrer ruas, lojas e mais lojas com a mana n. risada... muita risada e provas... provas e mais provas de sapatos... aliás botas de todos os géneros. no final da tarde... o regresso a casa sem compras, só provas e um convite para jantar.


inicio da noite e "correfoc"... fogo, fogo de artifício, umas criaturas a dembular pelas ruas e pessoas muitas pessoas a ver, a participar e a tirar fotos.
vi, tirei fotos e volto a casa do manos i&n. o amigo k preparou um jantar maravilhoso e... tudo começou neste momento. comer, beber, conversar, esclarecer coisas e um convite para mudar o visual de uma casa... a casa do amigo k. uma "cena" super agradável com pessoas especiais e... muita alegria , fotos e mais fotos. depois a viagem de táxi. destino: forum... espaço electrónico. e aqui... tudo continuou. uma noite divertidíssima. para todos... uma das melhores noites de barcelona.
... voltando ao forum, vários encontros e desencontros. no início... nós os quatros mais o amigo nb... mais tarde o mano i arranja novos amigos e deixa-nos... mais tarde ainda, o regresso do mano i e o encontro com outros portugueses.
nesta noite só música electrónica, diversão e muita alegria. no final desta noite... uma ida aos carrinhos de choque e um "passeio" a pé até casa, desta vez a casa dos manos.


dia 3... domingo. o regresso a casa e a vontade... grande de ir dar um mergulho na praia. e assim foi. chego a casa, saio de casa, apanho uma bicing, passo pelas torres humanas e depois... praia, mergulho e sol.
no final da tarde vou para casa lá para os lados do macba.

dia 4... 2ª e as festas continuam, chega o outono, é dia de trabalho e no final... uma vontade de ir para casa e pensar na vida. fico em casa e lá fora, na rua, a festa continua.

dia 5... 3ª e... dia de trabalho. à noite, música na praça do macba, o encontro com os manos i&n e outros portugueses no bar do costume, no bar do born. conversa, coronitas... uma noite tranquila.

hoje... dia de "la mercè" e... uma ida à gracia, uma paragem num espaço super apetitoso e uma visita ao cccb.
hoje é feriado... e neste não fui trabalhar.


"viva la fiesta"

1 comentário:

Billy disse...

Adorei as fotografias! :)