domingo, 20 de julho de 2008

a surpresa

tudo começa na 5ª. depois do trabalho... a caminho de casa, uma surpresa.
... em frente à "estació de frança" a filmagem de um... penso eu... filme publicitário. fiquei por alguns momentos ali... do lado de trás da câmara... a ver do lado de lá da rua... junto à "estació", junto a um grande quadrado verde... um aglomerado de pessoas a deambular de um lado para o outro. depois... continuei o meu caminho até ao macba.

tudo continua na 6ª. depois do trabalho... a caminho de casa um momento... uma imagem urbana... uma imagem que reflecte a cidade de barcelona de hoje... uma cidade que, arquitectónicamente, tenta surpreender as pessoas... uma cidade de mistura... uma cidade aberta a vários movimentos urbanos. parei, olhei, contemplei e depois... continuei o meu percurso até ao macba. à noite... o encontro com os manos i&m, com a amiga m e mais portuguesas lá ao fundo... numa mesinha num bar em born. "cañas"... conversa... comentários... histórias... sorrisos. uma noite surpreendente... super agradável. no final o regresso a casa de bicing... claro.

tudo continua... sem parar... no sábado. depois de uma ida à boqueria... muitas horas na praia... uns minutos de bicing... cheguei ao estúdio e... uns segundos de surpresa... um novo visual. depois as voltas em barcelona... os encontros com os amigos o regresso a casa.
tudo continua no domingo. depois de um dia de praia... o regresso a casa e as memórias da grande viagem até montevideo... uma cidade que foi uma surpresa para mim.

...continuo a descrever a viagem desde são paulo rumo a sul... até à surpresa.
são paulo... curitiba... a cidade das cápsulas e depois a chegada a florianopolis... mais uma vez... à meia-noite. aqui o momento das dunas da praia joaquina... a descida proibida... as reviravoltas na areia. como último momento em floripa... um pôr de sol inexplicável... para sempre.
... continuo a viagem. de floripa até porto alegre. aqui o episódio do hotel... do balcão de cambio... do wc da recepção do hotel. explico melhor... no dia seguinte estariamos em outro país... com outra moeda... teríamos de trocar real por peso uruguaio. na rodoviária disseram-nos que existia um balcão de cambio... de trocas no hotel. estava fechado. no entanto... eu e a amiga s resolvemos aproveitar o wc limpo da recepção para fazer trocas de roupa... lavar os dentes... a cara... melhorar o nosso aspecto. saimos do hotel para conhecer a cidade... saimos do hotel sorrindo... a xica e a maria ficaram na rodoviária. como arquitectos que nós somos e portugueses... fomos visitar a obra... ainda em obra... hoje já concluída... do arquitecto siza viera... a fundação iberê camargo. depois, andar pelas ruas da cidade... trocar real por peso... ver o pôr de sol na margem do rio guaíba... mais um momento... mais uma surpresa. à noite... o regresso à rodoviária... mas antes... o regresso ao hotel e a mesma "cara de pau"... o balcão de cambio fechado... isto já nós sabíamos... a ida de novo ao wc da recepção. abro um parêntese ( para dizer que a rodoviária de p.a. tem wc... mas eu e a amiga s achámos que o wc do hotel estaria com certeza mais limpa... fecho parêntese )

... a viagem continua... mais uma noite de ônibus ou "autobus". viagem de trocas... país, moeda, idioma. próxima cidade... montevideo... uruguai e... a surpresa. a cidade, na qual vive cerca de metade da população do país, é surpreendente... com uma "colecção" maravilhosa de arquitectura neoclássica mas também com exemplos... alguns muito bons... de arquitectura moderna e pós-moderna. arquitectonicamente falando a cidade é... muito interessante e foi uma surpresa para mim.

montevideo... río de la plata e... buenos aires. a cidade do outro lado do río... a casa dos amigos b&p... outras surpresas... outros momentos... outros tectos.

hoje aqui em barcelona... os momentos são outros... as surpresas continuam.