sábado, 12 de julho de 2008

tectos em outro hemisfério

hoje faz anos o meu amigo brasileiro am. amigo e colega de trabalho no escritório ic no rio de janeiro. eu arquitecto... ele designer gráfico. eu de lisboa estagiando no rio... ele de brasilia trabalhando no rio.
daqui... leva-me a outros tectos no brasil... continuo a viagem que iniciei no início do blog. é curioso escrever uma viagem um ano depois mas acho que é motivante... leva-me a pensar... a recordar... a viver de alguma maneira os momentos que vivi. neste caso... sobre os momentos da grande viagem pela américa do sul... assim eu chamo esta viagem.

... volto a tiradentes... às casas brancas com tiras de cor... aos telhados de telha... às ruas de pedra e às palmeiras reais lá no alto, junto à igreja. volto aqui para continuar a descrever o percurso que eu, a amiga s e as nossas amigas de 50l, xica e maria fizémos. tudo isto para chegar a uma cidade... brasilia... a cidade do meu amigo am.

... de tiradentes para... são joão del rey e depois... ouro preto. aqui chegámos de noite... por volta da meia-noite. chegar a um lugar à noite... meia-noite, não é a melhor coisa. o tecto escuro... a fraca iluminação e a quase ausência de pessoas a caminhar... a passar pela rua faz parecer os lugares estranhos e sem interesse... mas isto pela noite... no momento de chegada... pois no dia seguinte... tudo se transforma... e vemos a beleza e o "tal" interesse ausente pela noite... no momento da chegada. aconteceu em ouro preto mas também em outros lugares... em outras cidades... mas isso são outros tectos.
ouro preto é... pequena... altos e baixos... muitas igrejas... uma cidade com muito ouro. uma cidade para ser vista de várias alturas.
de ouro preto até mariana e depois belo horizonte para ver a obra do arquitecto oscar niemeyer. recordar esta viagem é também recordar a "cara de pau" que eu e a amiga s tinhamos. em todas... ou quase todas... as rodoviárias pediamos aos funcionários da empresa de ônibus na qual nós tinhamos o bilhete para a próxima viagem, para ficarem com a xica e a maria enquanto nós... íamos conhecer a cidade. e assim foi em belo horizonte.
... de uma cidade com obra de niemeyer, partimos para outra cidade com muitas obras de niemeyer... uma longa e escura viagem de ônibus até brasilia.


brasilia... a cidade maquete. no momento de chegada... uma sensação de boneco de maquete... aqueles que nós... arquitectos... colocamos para dar escala ao objecto. a chegada a brasilia e... uma vontade enorme de voltar para trás. não tinhamos ninguém... inicialmente... para nos "acolher" na cidade (o amigo am estava no rio) e o hostel era ... "longe pra caramba" de qualquer lugar de interesse.
brasilia... a cidade modelo... cidade de planalto... cidade de duas estações... duas cores.
aqui e para abreviar este tecto... senti-me perdido... sem lugar.
mas tudo tem um propósito... eu dias antes... numa festa junina na cobertura do meu amigo f no rio de janeiro conheci um amigo do amigo am o qual disse que quando eu fosse a brasilia ficaria em sua casa.
... retomo a chegada a brasilia... naquele sábado pela manhã... no meio de brasilia... da cidade simétrica... da cidade de letras e números... não hesitei... liguei para o amigo am... ele deu o número de celular da mana do seu amigo, o tal que conheci no rio. desliguei do amigo am... liguei para a mana do amigo e conheci a cidade... conheci brasilia... vista pelos olhos de uma arquitecta.
no final daquele sábado... um por-de-sol impressionante... uma linha de horizonte interminavél... um tecto deslumbrante.
no final daquele sábado... um convite para ficarmos em sua casa... na casa da amiga do amigo am... agora também minha amiga.

assim conheci a cidade do meu amigo am... que hoje faz anos.

como estou recordando a viagem... tenho de abrir um parêntese ( para o episódio do homem do altifalante... ou melhor da cassete que passava no altifalante da rodoviária de brasilia o dia todo e que a minha amiga s pensava que se tratava realmente de um homem ao vivo... em directo... que passava o seu dia ligado ao altifalante fazendo publicidade a um produto. fecho parêntese ).

depois de brasilia eu voltei para o rio... a amiga s para são paulo. faz hoje um ano... que viajei do rio para sp.
... de são paulo eu e a amiga s continuámos a nossa viagem rumo a outros tectos.

... hoje o meu amigo am faz anos...
... hoje estou vivendo em outra cidade...
... hoje aqui em barcelona... praia... mar agitado... água "quente"... e uma cidade em "rebajas".

Sem comentários: