quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

novo número


último dia do ano 08.
depois... nova combinação de números... um novo número.
... para todas as pessoas que lêem este tecto... um ano 09 maravilhoso!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

sala clara

e à noite... fui ver o filme "caos calmo" de antonello grimaldi.
em lisboa, depois de uns dias de pausa... volto a ouvir italiano. vejo lugares de roma... um jardim, uma escola. assisto a uma participação magnifica - confesso... já esperada - de nanni moretti. gostei.
em lisboa por momentos... memórias de outros tempos e lugares.

... e como "pietro paladini", eu faço a minha:
lista de companhias aéreas nas quais já andei:
tap air portugal. air france. sata. iberia. gol. lan airlines. aerolineas argentinas. bra transportes aéreos. clickair. ryanair. vueling airlines.

"un regalo"


hoje é o casamento dos meus queridos amigos b&p de buenos aires.
hoje já posso editar a ilustração "un regalo". explico melhor...
tudo começou com o desafio das madrinhas da amiga b... um desafio para todos os amigos fazerem um testemunho com palavras... desenhos... fotos... com tudo o que o nosso lado emocional nos sugerisse. um desafio para oferecer uma prenda especial... uma prenda dos amigos. entre outras coisas pediam para surpreender.
... e eu tentei surpreender!
"un regalo".ilustração.grafite 0,7mm + cores editadas em photoshop.

depois... depois chegou o dia... o dia do reencontro... o jantar de despedida de solteira sui-generis. entre conversas cruzadas, sorrisos, encontros, olhares... entre um menu delicioso, o momento da sobremesa... do questionário e no final... a prenda dos amigos: uma caixa de correio tradicional de macau cheia de envelopes com os testemunhos, os tais com palavras, fotos e claro... desenhos.
... e a noite foi especial.
... e hoje o dia é especial. hoje é o dia do casamento da princesa urbana e do amigo p de buenos aires.


tudo tem 1 início. a nossa amizade começou em buenos aires, quando cheguei a vossa casa num domingo de inverno... céu cinzento... e poucos graus positivos.(...)
... adoro-vos.

o sítio


ontem à tarde fui ao sítio... estava combinado.
apesar de o céu cinzento e a chuva quase a cair, eu, o pai e o .manô. fomos ao sítio. estava combinado e era preciso plantar mais umas árvores... desta vez não-de-fruto... apenas árvores.
tinha vontade de ir ao sítio. tinha vontade de ver o portão verde-água, a terra lavrada, as árvores um pouco crescidas... ver os primeiros frutos... tangerinas.

... e tudo está no princípio. o sítio não tinha nada... nós plantámos as árvores... nós regámos... e agora é com satisfação que vemo-las a crescer.
... e o sítio vai mudando. um lugar de texturas e cor... com caminhos de pedra... casca de pinheiro... e terra. um lugar para andar com botas de borracha e plantar árvores... agora, apenas árvores.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

é natal


para a família e amigos dos 2 hemisférios... para as pessoas do campo, cidade e praia... para os cosmopolitas e dos lugares tropicais... para os amigos das ilhas e dos continentes... para as pessoas que lêem este tecto... boas festas... e feliz natal!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

lado sul

hoje faz 2 anos que saí de portugal para o outro lado do atlântico... para o outro hemisfério, o lado sul.
hoje faz 2 anos que fui viver para o brasil.
saí de lisboa em direcção a são paulo mas por motivos de mau tempo e/ou devido à greve dos controladores aéreos no brasil... o avião foi desviado para o rio de janeiro.


nas primeiras horas da madrugada do dia 20... uma viagem de táxi até ao centro, uma noite num hotel. depois... café-da-manhã, um pequeno passeio pelas ruas movimentadas, um copo de água de coco... a subida à cobertura do hotel e ter outra perspectiva da cidade que escolhi para realizar o meu estágio da faculdade. umas horas depois... o voo para são paulo. saí de portugal dia 19... cheguei ao brasil no dia 20... cheguei a são paulo no dia 20 no final da tarde.


... começaria aqui a minha experiência de vida na américa do sul.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

sala verdi

chego a casa tarde com vontade de escrever sobre esta noite. com algum sono, escrevo:
saí do estúdio... entre ir para casa ou ir ao cinema, decidi... ir ao cinema.
apesar de faltarem alguns minutos para o início do filme... a vontade era grande e arrisquei. apanhei uma bicing... depois deixei a bicing devido a problemas técnicos... apanhei o metro... mudei de linha e... cheguei. subi as escadas, saí para a rua e depois... caminhando rapidamente cheguei à sala verdi, em grácia, a poucos minutos do início do filme.
"meu nome não é johnny" um filme brasileiro inserido no 3º cine fest brasil de barcelona.

... e ver este filme foi muito bom... melhor... muito legal. e porquê?... por várias razões:
as saudades de uma cidade, o rio;
o prazer de ouvir o português mais doce;
a exibição maravilhosa de selton mello. depois de ver o filme "cheiro do ralo" no rio, hoje tinha de ver este filme;
e pela qualidade da indústria cinematográfica brasileira.

... e no últimos minutos do filme acontece... a personagem principal tem a oportunidade de passear pelo rio e aí... aí foi o momento... o momento de sentir o desejo de regressar ao rio e de pensar como vai ser a minha reacção no momento da chegada... de voltar a estar no rio, de voltar a passear pelo rio de janeiro.
o filme acabou. vim para casa e agora escrevo este texto.

uma noite diferente em barcelona... esta noite fez-me recordar as várias noites de cinema no rio. muito legal!

na minha mesa de trabalho...


como esta semana é a última antes da interrupção das férias de natal... decidi escrever sobre o último trabalho do dia... último trabalho da semana.
na minha mesa de trabalho... um novo trabalho, um novo exercício... uma nova experiência. desta vez... um cenário para uma peça de teatro infantil... o conto dos irmãos grimm "os músicos de bremen", uma peça de teatro para a escolinha do filho m dos meus chefes b&a.
com material pré-definido - folhas amarelas e cartolina preta - tempo limitado e a vontade de realizar um cenário criativo... surgiu a ideia. sem perder mais tempo, mãos à obra!
alusão ao skyline da cidade alemã, mais umas janelas divertidas com formas e aberturas diferentes e... já está.
um cenário para crianças, um cenário realizado por adultos... uma grande alegria em participar nesta experiência. gostei!

... a próxima mesa de trabalho já será em 2009. boas festas!

chica+chico 11


na mesa do chefe b... chica e chico.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

árvore de natal


o espírito de natal chegou ao estúdio. um pedaço de cartão pintado de verde... várias bolas brancas e... a árvore nábito. registar o momento e... a foto. uma árvore, uma piscina e... "plim"... é natal no estúdio.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

protótipo 02


os dias aqui estão cinzentos... a noite é maior que o dia... estamos na época de natal. dias de luzes artificiais... luz no estúdio, luz nas ruas... luz de muitas cores... época de iluminar os espaços... todos os espaços com luzes e luzinhas.
escrevendo sobre estas coisas... hoje... um protótipo de um candeeiro.

...do projecto oasi - houve uma pequena alteração no nome... de oasis passou a "oasi" em italiano - surgiu este protótipo. com os alçados em papel... juntado alçado 01+02+03+04+05+06... e colocando uma lâmpada no meio surgiu a ideia... surgiu este candeeiro oasi.
um projecto, uma torre, um protótipo, uma torre com luz.


... que bom voltar a escrever.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

luzes de natal


hoje chega o natal na minha casa em lisboa. hoje é dia de tirar tudo das caixas e fazer magia. em casa, temos a tradição de fazer a árvore de natal hoje e só tirar depois do dia de reis. este ano não estou em casa para participar "nestas actividades"... o dia em que o pai faz o presépio... eu tiro os bonecos das caixas e coloco-os um a um... abrir parêtese ( quero dizer que a minha árvore de natal não tem bolas nem fitas, apenas luzes e bonecos de madeira. fecho parêntese ) e a mãe todos os outros elementos decorativos.
este ano não faço magia. aliás este ano é outra experiência, outra maneira de ver o natal, de sentir o natal. este ano vou chegar a casa e vou ver a árvore já com os bonecos de madeira. já no ano em que fui para o brasil foi o contrário... participei neste dia mas depois passei o natal em são paulo. e a vida é assim mesmo... eu cresço, tenho novos objectivos, novas vontades e alteram-se algumas coisas, algumas tradições.

hoje chega o natal na minha casa em lisboa, mas aqui em barcelona na minha casa, o natal já chegou... aliás chegou um pouco mais cedo, desde o início do mês. aqui... apenas um toque de natal... um pormenor... uma instalação com luzes de natal.

em outra mesa de trabalho...


a minha mesa de trabalho é às 4ªs. esta é outra mesa de trabalho. como tal, hoje escrevo sobre esta... a outra, melhor, escrevo sobre uma outra mesa de trabalho.
a foto é do f-d-s mas hoje também estive no mesmo tecto desta mesa. pelos "objectos científicos" percebe-se que não escrevo sobre uma mesa de trabalho muito comum para mim. ciências e fisico-quimica só tive na escola até ao terceiro ciclo. depois... fui para artes e a partir daí... só algumas memórias das aulas com experiências, líquidos e tubos de ensaio.

esta mesa de trabalho é da minha querida amiga mana n.
uma mesa com muitos papeis, líquidos, tubos para colocar líquidos, objectos de medidas, caixas, e mais coisas... lápis, canetas, borracha, calculadora, calendário e os seus apontamentos... tudo o que faz escreve, regista. uma mesa de trabalho com muitas coisas... muitas.
porquê esta mesa? porque gostei e pela diferença que existe com as minhas mesas de trabalho.
durante dois dias, a amiga mana n convidou-me para conhecer o seu laboratório e como eu gosto imenso de conhecer outras coisas, ver outras realidades aceitei de imediato o convite. e fomos. fomos os dois ao instituto mudar o meio a umas células. uma novidade para mim... uma rotina para a amiga mana n.
um local de trabalho diferente do meu espaço de trabalho. uma sala aparentemente monocromática mas depois com apontamentos de cor... várias cores, tampas com cores diferentes, líquidos com cores diferentes, várias fitas adesivas com cores diferentes... aqui... uma pessoa, uma cor. achei o máximo... os objectos, as máquinas, as imagens... a mesa de trabalho da amiga mana n... uma amiga especial que está fazendo o doutoramento aqui em barcelona.


chegou o momento para mudar o meio às células: criar um novo líquido, aspirar o existente nunca tocando na base da placa - aprendi que as células ficam aí adossadas - inserir o novo líquido, um novo meio e esperar por resultados. um trabalho de precisão, higiene... tubos, medidas, cálculos, líquidos, placas e o objecto de estudo, neste caso, células.

hoje, feriado em barcelona, um f-d-s prolongado e o regresso ao laboratório, lá para os lados do campus universitário na diagonal. mas antes... uma pausa no s coffee para bebermos o nosso café com leite e comer um muffin delicioso. depois seguimos, fomos para o laboratório. entrar, mudar o meio às células, sair e voltar para casa... pois o dia hoje está cinzento, frio e as lojas estão fechadas.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

chica+chico 10


hoje um dia de trabalho grande. acabei o dia... melhor terminei o dia trabalhando, iniciei a noite trabalhando, terminei o trabalho à meia-noite. termino o trabalho, arrumo as minhas coisas e antes de sair, de apagar a luz... a foto. c+c continuando a mudar de cor... do verde para um amarelo seco.
apago a luz, saio do estúdio e vou de bicing para casa.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

primeira pedra


hoje começou. sim... hoje começou a obra do parque sensational em frosinone, itália. um espaço público de experiências... sensações singulares, um espaço para os 5 sentidos. um percurso dinâmico onde a pessoa não tem uma visão completa... várias descobertas, ver e não ver, deambular, parar sentir e estar. vários espaços, vários materiais... várias cores.
primeiro... o projecto, um lugar um limite. depois... aprovação na "comune di frosinone" e... um novo lugar. novo terreno, a mesma ideia projectual... reaproveitar.
a meio da tarde... festa. a primeira foto, a primeira pedra... a obra começou.


é verdade... aqui vai nascer um novo parque da cidade... um parque sensational.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

o salto

já dia um de dezembro?
o tempo passou... voou... será que saltou?
o salto. sim o salto. um salto para o último mês do ano 08, o salto para o novo piso... este para os lados do born.
novo tecto... novas coisas nos tectos.
novo mês... novas datas... entrega do trabalho, jantar de natal "made in portugal" em barcelona, viagem para lisboa, aniversários de primos e amigos, encontros com amigos, natal, o casamento dos meus queridos amigos b&p e mais... mais.
e... outra vez o salto. o salto para o outro lado do oceano... rio de janeiro. um texto sobre um f-d-s na cidade maravilhosa, umas fotos apetitosas e... saudades do tempo que vivi lá na cidade do corcovado, do pão de açúcar, do morro dos dois irmãos, da pedra da gávea e dos voos da pedra bonita.
se o tempo voa... salta... porque não podemos saltar de um lado para o outro quando queremos?

domingo, 30 de novembro de 2008

fins-d-s em barcelona

agora é final do dia... final do f-d-s... final do mês.
um mês com muitas pessoas... pessoas que gosto muito e novas pessoas... pessoas que conheci... pessoas de portugal que viveram uns dias aqui em barcelona.
... e agora é final do dia, o mês está quase no fim... em algumas, talvez muitas, linhas escrevo os fins-d-s 01, 02, 03, 04, 05.


f-d-s 01... começou ainda no último dia do mês anterior mas foi o f-d-s com os amigos dos manos i&n... c+d+f. e como tudo tem um princípio este f-d-s começou com um jantar de amigos, uma ida a casa dos manos i&n e depois uma festa de halloween. uma dia passou e no outro dia, um jantar no born e depois... uma noite brasileira no b até as primeiras horas de segunda. e aqui... abro parêntese ( quero dizer que primeiro disse: "não vou, trabalho amanhã" mas de imediato, sim... sem ter tempo de dizer uma palavra nem um "ai", fui "convidado" a entrar no táxi rumo ao b. este "nao vou" logo se tornou num... "bem, estou indo para o b, amanhã será um dia difícil". e aconteceu. uma noite maravilhosa e um dia seguinte difícil. na segunda, trabalhei contando as horas, os minutos e não os segundos, para o dia terminar, ir para casa e dormir um pouco mais. fecho parêntese ).


depois... mais uns dias de trabalho... mais caminhos, mais viagens de bicing, a pé...
f-d-s 02... a visita da amiga j de berlim. a alegria de estar novamente com ela. os passeios pela cidade... um jantar no born, uma pulseira verde, um almoço no raval, um jantar em sants, uma noite no raval... uma ida à praia... uma pasta na casa da amiga f lá em grácia... uma ida à casa portuguesa e no final... um jantar no gótico.


depois... mais uns dias de trabalho... mais caminhos, mais viagens de bicing, táxi, a pé...
f-d-s 03... a busca de novo piso... o encontro... o sim. noites com casais especiais... de manos, amigos e namorados... i&n+m&a+d&i, respectivamente. um f-d-s com muita música, dança e a voz incrível da amiga m-eide.

depois... mais uns dias de trabalho... mais caminhos, mais viagens de bicing, a pé... de comboio...
f-d-s 04... a mudança. um f-d-s de viagens pendulares entre os lados do macba e o born. o cansaço. e à noite... casa. no final, um novo piso... novos companheiros v&r, um do porto, outro de basileia... 3 cidades, 2 paises, 1 piso.


e mais uns dias de trabalho... mais caminhos, mais viagens de bicing, táxi... a pé...
f-d-s 05... o último... este f-d-s. outra vez com novas pessoas a viverem apenas por alguns dias esta cidade. um f-d-s que começou em casa dos manos i&n, com frio e com uma mantinha nas perninhas. depois, a chegada das amigas m-pequena e m... a festa de despedida do amigo k e... música... muita música, lá na sala a. ontem, 3pm... um encontro no bar dos argentinos aqui no born, um jantar em casa dos chefes b&a... jantar de comemoração, o jantar da família nàbito. mais bicing mais caminhos e... festa na casa dos manos i&n. depois... música e... dançar... dançar até de madrugada. hoje, uma pausa, um dia em casa, uma tarde cinematográfica... o filme: "tropa de elite" de josé padilha.
agora... o momento de escrever este texto.

amanhã novo dia, novo mês... e já estamos quase no natal.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

chica+chico 09


chica e chico na cadeira de baloiço do estúdio. uma cadeira com estrutura amarela... abro um parêntese ( já escrevi outras vezes, as imagens mostram, estas palavras voltam a confirmar, mas... o estúdio nàbito é um mundo de cores... amarelo, rosa, verde, azul, mais... mais... e mais... fecho parêntese ).

e tudo tem um propósito.
... e esta foto é o retrato de uma semana de trabalho. como não escrevi "na minha mesa de trabalho..." aproveito esta dupla e uns objectos do estúdio e digo: mais uma semana de trabalho, mais uma semana que a dupla c+c vai mudando de cor... mais uma semana com muita música... uma semana de concentração, reflexão e de criatividade. uma semana com a minha música ... os meus sons.

sábado, 22 de novembro de 2008

chica+chico 08


sei que na 6ª.14 não fotografei a dupla c+c. sei que o .coisas no tecto. está... um pouco... com as portas entre-abertas. os dias passam e não há coisas aqui escritas. melhor... há coisas para dizer, mostrar, contar... mas não há tempo e vontade para parar... escrever... publicar.
muito trabalho no estúdio... um projecto para entregar... um encontro com o cliente e... poucos dias para fazer tudo. assim, os dias de trabalho continuam pelas noites. no f-d-s quero sair... apanhar ar, ver o mar e estar com os amigos.

... uma vez... numa conversa via skype, a amiga b disse que o blog não tem de ser uma obrigação e sim uma satisfação, um prazer. e assim também eu penso. não tenho tempo, não tenho vontade para escrever... não escrevo.
mas hoje tenho vontade e... como ontem apenas fotografei... hoje escrevo c+c 08.
chica e chico em cima das latas de spray. um mundo de cores no estúdio.
chica e chico verdes, porém começam a ter outra cor.
chica e chico mostrando detalhes do estúdio nàbito.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

chica+chico 07

esta semana não há foto.
hoje chegou a amiga j de berlim.
hoje... ela viu chica+chico aqui no estúdio.

hoje, amanhã, depois de amanhã e... depois-depois-de-amanhã a amiga j de berlim estará em barcelona.
"yuppi".

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

chica+chico 06


chego pela manhã ao estúdio. pego na máquina, tiro a foto e já está!
mais uma semana que continuam verdes... porém precisam de sol e hoje não há. lá fora o dia está cinzento... aqui, dentro do estúdio, um mundo de cores preenche estas paredes.

... ja está! volto para a minha mesa e começo a trabalhar.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

na minha mesa de trabalho...


extra suave.
na minha mesa de trabalho... um novo bloco, uma nova cor. antes... verde, encarnado... agora, preto. novas páginas em branco, novas folhas para desenhar, pensar, escrever, riscar.
nova semana de trabalho, porém o projecto não é novo... continuação do oasis. desenhar fachadas; pensar no espaço, nas suas características e funcionalidade... criar a imagem do objecto arquitectónico. nova ideia, novos desenhos, novas cores. antes... cinzentos e pontualmente, rosa, amarelo verde, laranja e outras... agora, azuis, brancos e verdes. novos ritmos, novos estudos.
na minha mesa... o meu novo bloco, a minha lapiseira, o marcador "rosa nàbito", o copo rosa e o meu ipod, os meus sons.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

branco


hoje é o níver do meu "jefe" b.
hoje um convite para o almoço.
num espaço branco... com um banho encarnado... comi "tortilla" - especialidade da casa.
no final... uma foto. flash flash.

domingo, 26 de outubro de 2008

números

este é sobre números... 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9.
números de experiências de vida em outros lugares, números de viagens a lisboa... números sobre mob... mobilidade.
os números começam com 025... ano 2005: erasmus em roma. 4ºano... 1ª experiência a viver fora de lisboa... fora da casa dos pais... fora de portugal. 6 meses em outra parte, a visita do meu manô e dos pais e eu... 0.zero viagens a lisboa.
depois... o regresso a casa... à faculdade.
5º chega ao fim e começa o 6º: estágio. como este poderia ser feito em qualquer parte do mundo, voltar a sair de portugal era um grande desejo. penso que é importantíssimo adquirir outras experiências numa outra realidade... ver outros lugares, conhecer outras pessoas... outras cidades. escolha: rio de janeiro, br, américa do sul.

números 0267... ano 2006 e 2007: 8 meses. chego em dezembro ao brasil. passo o natal em são paulo... o ano novo no rio... vivo no rio... festejo o carnaval nas ruas do rio, a visita do meu manô e no final... a grande viagem. depois... o regresso a portugal. entre vários números existentes nesta experiência, escrevo: 8 meses no outro lado do oceano no outro hemisfério e 0.zero viagens a lisboa.
chego e tenho a certeza que estaria em lisboa, outra vez, por passagem. a vontade de sair, escolher outro destino para viver e continuar a ser um cidadão do mundo era grande. entre vários lugares possíveis para eu viver... trabalhar... conhecer... fui escolhido para trabalhar num estúdio aqui... em barcelona.
3ª experiência e números: 6 meses nesta cidade e já fui 4 vezes a lisboa. 1ª: buscar roupa ao fim de um mês de "prueba". 2ª: a viagem surpresa... o aniversário da mãe e um encontro mágico. 3ª: férias de verão. 4ª: o casamento da prima i.
pensando em números... é surpreendente as vezes que já fui a lisboa desde barcelona.
o valor das viagens, as horas de voo, os kms de distância são factores importantes mas há outro. e qual é? é este: enquanto vivi em roma e no rio, os outros factores também contaram mas... enquanto vivi em roma e no rio eu sabia que no dia x eu regressaria a lisboa para continuar a vive-la todos os dias. agora é diferente. sei que estou aqui à 6 meses... não sei quantos meses viverei aqui... em barcelona.
com esta ideia, no momento em que chego a lisboa por poucos dias, várias horas, muitos segundos... sorrio. é bom chegar a lisboa, estar em casa... é bom, mas também é muito bom dizer "até já!"
sei que quero viver outros lugares... sei que chegará um dia em que quero voltar a poisar em lisboa... mas por enquanto quero voar.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

chica+chico 05


chica e chico verdes em cima de uma caixa com muitas cores: azul, amarelo, encarnado, laranja, verde, branco.
chica e chico verdes à frente de uns arquivos amarelos, encarandos e bejes.
chica e chico... duas plantas... um regalo para o estudio nàbito.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

na minha mesa de trabalho...


na minha mesa de trabalho... muito trabalho.
durante estas semanas de ausência... não significou uma mesa sem trabalho... mas uma mesa de trabalho, trabalho, trabalho. durante estas semanas... o oasis e um concurso: projecto de um equipamento longe de barcelona... um projecto com muitas horas, dias, noites.... dias e noites de trabalho.
tão absorvido pelo trabalho... o tempo ou o não-tempo originou menos mesas... menos coisas no tecto. mas como eu gosto de subverter o método, porque não uma pausa? assim aconteceu.

volto ao início e... esta semana, na minha mesa de trabalho... muito trabalho.
continuação do projecto oasis com vários estudos, várias hipóteses, várias incertezas... a espera pelas normativas.
na minha mesa... o bloco encarnado e, espontaneamente, um branco... tamanhos diferentes, funções diferentes, os dois para trabalho.
o regresso do projecto da reforma... outra etapa. idas a lojas, oficinas... encontros no estúdio. um orçamento inicial elevado, a necessidade de buscar novas alternativas... novos materiais mantendo a ideia e o objectivo inicial... um espaço único, um projecto singular, um projecto com aros funcionais.
orçamentos, pesquisas, materias, cores.
na minha mesa de trabalho... um outro copo rosa e materiais para a reforma... madeira branca e... porque os aros são de diferentes cores... um material... várias cores.

na minha mesa de trabalho... projectos interessantes, várias etapas do processo de concepção de um objecto arquitectónico e um prazer muito grande pelo meu trabalho.

o casamento


este é um texto ao fim de alguns dias com coisas para escrever.
... saí do estúdio... o dia já era noite e caminhando até encontrar uma bicing para vir cá para os lados do macba, penso no meu f-d-s em lisboa e no casamento da prima i.
recuo até ao dia da partida para lisboa. 5ª... meio da tarde. pois bem... tudo começou com um atraso de muitos segundos mas apenas poucos minutos. tinha decidido sair a uma hora e acabei por sair um pouco mais tarde para terminar o meu trabalho. saio do estúdio, vou de bicing para a "estació de frança" e... reparo que o comboio está com um atraso de alguns minutos... "ok... tenho tempo!" pensei eu. apanho o comboio, chego ao aeroporto e no balcão para fazer o check-in sou informado que o avião está com algum atraso... "quanto tempo de atraso?" pergunto eu e a resposta... a resposta foi... 2:30. vou ao balcão da companhia e dizem 3:00. na hora prevista do voo informam que o atraso é de 4:00.
... de um atraso de poucos minutos o dia terminou com um atraso de muitos segundos, muitos minutos e muitas horas. deveria ter chegado a lisboa às 9pm... cheguei à 1am.
apesar de todos os atrasos chego contentíssimo pelo f-d-s especial... o casamento da prima i.

antes do casamento... 6ª. dia de novos atrasos. atraso na hora de acordar... atraso na loja do cidadão... atraso na ordem dos arquitectos. resultado: uma multa de estacionamento ali... perto do mercado da ribeira, passada minutos antes de eu chegar ao carro e... o cancelamento de um almoço/encontro com a amiga s. depois o dia passou, a horas passaram e o dia especial chegou... o dia do casamento da prima i... melhor o dia do casamento dos primos i&zc.
atrasando com algumas linhas, palavras, letras o dia dos primos i&zc, recordo-me com alegria os momentos que vivemos juntos em s. miguel... os passeios, os banhos quentes, o quadro de "tintas especiais" e... já em território continental, a ida à aldeia e a vontade de eu pensar a casa deles. uma casa no meio de muitas árvores. mais um pequeno atraso e continuo a recordar os bons momentos que vivi com a prima i desde pequeno. chego ao dia do seu casamento, um dia muito especial no qual eu tinha de estar presente... vir de barcelona era obrigatório.

o dia: momento da pintura. o momento em que vejo a prima i com o seu vestido desenhado para ela. a troca de olhares. a troca de sorrisos. o momento da partida para a igreja. os sons. o momento da área de serviço. a chegada à igreja. a entrada. o momento da minha leitura. arroz e pétalas de rosas... muitas. a foto. a viagem de classe a até à quinta. as fotos. o almoço. os beijos. a hora do chá. o bolo da noiva. o carro dos noivos. um dia... uma noite.
um dia lindo... um dia para recordar... e recordar o sorriso da prima i.

no outro dia... a ida ao sítio, o almoço em família com os meninos d&h e mais tarde, a festa da pequena m.
na 2ª o regresso a barcelona.

agora escrevo sobre o f-d-s em lisboa mas há outras coisa para contar... um outro f-d-s para escrever... o f-d-s em veneza na bienal de arquitectura... mas isso será outro tecto.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

chica+chico 04


...a foto... o verde... a continuação.
tiro várias fotos... escolho uma e volto ao trabalho.
chica e chico na mesa de reuniões do estúdio... um outro olhar, uma nova perspectiva.

...e hoje vou para lisboa.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

parabéns.


.. a você
nesta data querida
muitas felicidades
muitos anos de vida.

... para o meu .m a n ô.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

chica+chico 03


... o verde continua.
estúdio nàbito.
chica e chico em cima de uma cadeira junto à mesa de reuniões. uma mesa, vários tipos de cadeiras e ao fundo... uma parede pintada.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

o máximo...


isto é para você. adorei a notícia... adorei saber. vou ser "titio".
apesar de você estar no rio e eu no outro lado do atlântico... aqui em barcelona, onde você já viveu também... quero acompanhar você, estar ao seu lado, saber de você.
1.2.3.4.5.6.7.8.9.
minha madame... minha mana e-inha, porque para mim você é... minha mana e-inha... você é o máximo.
hoje estou muito feliz. hoje tudo volta atrás...
as nossas conversas... o seu maninho português ora pois, agora "titio".

a primeira conversa... no aeroporto.
a primeira vez que estive com ele... baile funk.
depois as nossas conversas continuaram... o seu interesse, o seu namoro... até ao dia do clube.
o primeiro a saber do pedido de casamento... o casamento e agora... estes 9 meses.
minha mana carioca, minha e-inha adoro você.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

chica+chico 02


chica e chico continuam frescos e verdes.
... o "regalo"... el croquis... estudio nàbito.

na minha mesa de trabalho...


na minha mesa de trabalho... o meu "cortado" e outras coisas.
nesta semana de trabalho... 2ª 3ª 5ª e 6ª... a continuação do projecto oasis, pontualmente a reforma do piso em barcelona e... a procura de concursos. uma procura de novos projectos... novos temas e novos lugares.
na minha mesa... a cor... encarnado, verde, rosa, branco. na minha mesa... outros objectos... de um objecto denominado faca-rosa-de-plástico dou uma volta e denomino... colher-rosa-de-plástico. porque não?


(... e porque na 4ª foi dia festivo aqui em barcelona, esta mesa foi feita na 6ª.)

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

la mercè

"la mercè"... a grande festa de barcelona.
"la mercè" é sinónimo de tradição, alegria, música... chuva e noites inesquecíveis. o dia é hoje mas as festas começam antes... 5 dias antes.


dia 1... 6ª depois do trabalho e com chuva. assim começa para mim "la fiesta". primeira paragem, um desfile de criaturas e monstros ao som de tambores. segunda paragem, concerto de "giulia y los tellarini". e quem são eles? primeiro... é o grupo onde o amigo catalão j toca, segundo... é o grupo que faz parte da banda sonora do filme "vicky cristina barcelona" de woody allen. um grupo surpreendente, uma vocalista com uma personalidade muito forte e uma sonoridade incrivel... vários ritmos, várias influências musicais. um momento agradável... à chuva! no final... o encontro com a amiga f e uns minutos de conversa com o amigo j. depois... depois a hora de ir para o forum. eu a amiga f... o encontro com a amiga c também italiana e o namorado de porto rico mais outras pessoas... a entrada no espaço bam, no espaço dos vários sons. momento 1, concerto de um grupo hip hop das caraíbas... alegria e uma multidão de pessoas dançando ao ritmo da música. momento 2, espaço electrónico e uma vontade enorme de dançar. momento 3, uma escapedela a outro palco apenas para saber que sons eram e para dizer "não... quero voltar para a música electrónica". assim era o espaço bam no forum... um encontro de 3 espaços diferentes. regresso ao momento 2 depois do momento 3 e foi dançar... dançar... dançar. no final, conversar sobre o prazer de estar em barcelona à procura de um sonho, um objectivo e com isso crescer enquanto pessoa e arquitecto.
no final da noite, apanho o metro e regresso a casa, lá para os lados do macba.

dia 2... sábado e... um dia perfeito... maravilhoso, inesquecível.
tudo começa com os manos i&n... abrir parêntese ( ... não sei se já referi, mas como não quero parar de escrever para confirmar, a mana m agora é mana n... fecho parêntese ) ... e uma ida ao mercado "els encants". um mercado onde há tudo, coisas em primeira e segunda mão e até coisas roubadas como por exemplo... bicicletas. é um mercado onde a pessoa se quer alguma coisa vai e encontra... nós os três fomos à procura de um colchão para o mano i. até aqui tudo bem... voltas e voltinhas pelo mercado... a compra do colchão e o detalhe do custo adicional de transporte até casa. uma distância de poucos minutos, de poucos metros. um preço absurdo e aí... a decisão de levá-lo às costas... melhor, na cabeça. momento divertido, um pouco surreal, andar pelas ruas de barcelona com um colchão em cima da cabeça, mas o pior foi quando chegámos ao edifício e deparámos que o colchão não entrava no elevador e teríamos de subi-lo pelas escadas até ao 5º piso... sim 5º piso. uma subida interminável... menos divertida é certo mas logo, logo o episódio do colchão voltou a ser divertido com a satisfação do mano i ao atirar-se, literalmente, para cima dele... o colchão.. o novo.
descansar um pouco e ... voltar para a rua. desta vez uma ida ao centro e percorrer ruas, lojas e mais lojas com a mana n. risada... muita risada e provas... provas e mais provas de sapatos... aliás botas de todos os géneros. no final da tarde... o regresso a casa sem compras, só provas e um convite para jantar.


inicio da noite e "correfoc"... fogo, fogo de artifício, umas criaturas a dembular pelas ruas e pessoas muitas pessoas a ver, a participar e a tirar fotos.
vi, tirei fotos e volto a casa do manos i&n. o amigo k preparou um jantar maravilhoso e... tudo começou neste momento. comer, beber, conversar, esclarecer coisas e um convite para mudar o visual de uma casa... a casa do amigo k. uma "cena" super agradável com pessoas especiais e... muita alegria , fotos e mais fotos. depois a viagem de táxi. destino: forum... espaço electrónico. e aqui... tudo continuou. uma noite divertidíssima. para todos... uma das melhores noites de barcelona.
... voltando ao forum, vários encontros e desencontros. no início... nós os quatros mais o amigo nb... mais tarde o mano i arranja novos amigos e deixa-nos... mais tarde ainda, o regresso do mano i e o encontro com outros portugueses.
nesta noite só música electrónica, diversão e muita alegria. no final desta noite... uma ida aos carrinhos de choque e um "passeio" a pé até casa, desta vez a casa dos manos.


dia 3... domingo. o regresso a casa e a vontade... grande de ir dar um mergulho na praia. e assim foi. chego a casa, saio de casa, apanho uma bicing, passo pelas torres humanas e depois... praia, mergulho e sol.
no final da tarde vou para casa lá para os lados do macba.

dia 4... 2ª e as festas continuam, chega o outono, é dia de trabalho e no final... uma vontade de ir para casa e pensar na vida. fico em casa e lá fora, na rua, a festa continua.

dia 5... 3ª e... dia de trabalho. à noite, música na praça do macba, o encontro com os manos i&n e outros portugueses no bar do costume, no bar do born. conversa, coronitas... uma noite tranquila.

hoje... dia de "la mercè" e... uma ida à gracia, uma paragem num espaço super apetitoso e uma visita ao cccb.
hoje é feriado... e neste não fui trabalhar.


"viva la fiesta"

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

chica+chico 01


agora e todas as semanas uma imagem das plantas... chica e chico.
uma prenda da amiga j de berlim para o estúdio nàbito.
cada semana, uma imagem... um modo de ver a cor do seu "regalo".

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

na minha mesa de trabalho...


na minha mesa de trabalho... o oasis.
continuação do projecto em frosinone, it. pensar nos vários espaços e sua flexibilidade, pensar na estética, pensar na cor, ritmo e dinamismo. o desenho... sempre.
esta semana... uma mesa em tons de encarnado e rosa. o meu bloco, o meu marcador “rosa nàbito” e... uma caixa surpresa. isto tudo em cima de uma mesa branca.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

por estes dias...

sei que tenho escrito com pouca regularidade por estes dias... sei também que tenho coisas no tecto incompletas como a continução das memórias da grande viagem pela américa do sul, sei que tenho de continuar desde buenos aires... sei que quero escrever os tectos da viagem de verão a portugal... sei que estes utimos dias muitas coisas aconteceram e serão outros tectos... hoje escrevo sobre o dia de hoje.

hoje... foi a despedida da minha amiga j. depois de 5 meses de estágio no estúdio, depois de muitos momentos vividos ao seu lado... chegou o dia de ela voltar para berlim. hoje o dia foi grande, intenso e "raro"... um dia de viagens, despedidas, abraços e recordações. um dia com pessoas a sorrir e a chorar, a chegar e a partir.

hoje foi um dia de lugares, de viagens... estació de sants, aeropuerto el prat, estació de frança, estúdio, casa. eu voltei para os lados do macba... a minha amiga j regressou a berlim.

..."amiga rubia j... mi amiga para siempre... buena suerte y hasta pronto. beso."

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

dia festivo


hoje de manhã quando chego à janela... a janela indiscreta, a janela da sala... vejo uma bandeira no outro lado do pátio... ali, no edificio da frente. por entre estendais, roupa estendida e uma paleta de cores variada, vejo uma bandeira da cataluña. hoje em barcelona é feriado... "festividad nacional de cataluña". para mim não. hoje foi mais um dia de trabalho... de trabalho no novo projecto. saí de casa com o meu ipod... peguei na bicing e durante o percurso para o estúdio... do outro lado do parque, várias bandeiras estavam expostas nas varandas e janelas dos edifícios.
neste dia festivo... quando chego à entrada do parque para percorre-lo, como faço quase todos os dias... paro, desligo o ipod e sou "convidado" por um grupo de policias a abrir a minha mala e mostrar o que estava dentro. eu mostrei... ele viu... eu contnuei o meu caminho por dentro do parque.

...isto tudo hoje mas ontem no born, a caminho do jantar com o mano i, a amiga m e outros portugueses passei por um aglomerado de pessoas que já estavam a celebrar com várias bandeiras o dia de hoje.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

na minha mesa de trabalho...


na minha mesa de trabalho... novo projecto.
de volta ao estúdio, a este tecto “es verita”... depois de uns dias em portugal... volto ao meu espaço, à minha mesa... a novos dias em barcelona.
novo projecto, novas ideias, pesquisa... muita pesquisa. entre livros e revistas de arquitectura, muitas imagens muitos detalhes. na minha mesa de trabalho... revistas “detail” e outras.
pelo meio das revistas, dos livros, da pesquisa... desenho. uma forma de pensar, de projectar... uma ferramenta de trabalho muito importante para mim. na minha mesa de trabalho... o meu bloco encarnardo, a lapiseira e os lapis. cor e mais cor. na minha mesa de trabalho... desta vez um copo verde.

novo projecto... novas ideias conceptuais... um novo espaço... novo projecto... novo objectivo... um novo prazer. trabalho de um complexo misto em frosinone.
... oasis.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

barcelona

de regresso a barcelona...
... de volta ao trabalho, à cidade, à bicing. muitas coisas... muitas palavras tenho para escrever neste tecto... muitas imagens para colar no tecto.
hoje... hoje é só para voltar a dizer... "hola".

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

o salto

férias em portugal, férias a sul e a norte... férias com jogos olímpicos. hoje, no ninho de pássaro em pequim, nelson évora voou para o ouro.

nº 2667 + o salto... o salto... o salto... = 17,67m

"sempre que salto, salto para o infinito" n.e. campeão olímpico

domingo, 27 de julho de 2008

f-d-s em barcelona

este finde em barcelona foi diferente.
com o agosto a chegar... as férias também chegam.
apesar de hoje em dia todo o ano ser propício a tirar férias... o agosto continua a ser para a grande maioria das pessoas o mês da pausa... pausa da rotina dos outros dias... pausa do trabalho... continua a ser o mês da excepção.
em barcelona acontece o mesmo.
neste inicio de finde... 6ª depois do trabalho... fui jantar com os manos i&m, a amiga m e outros portugueses... novas pessoas para mim... em born. comida... conversa... copos... e um tiramisú.... delicioso.
até aqui tudo bem... não fosse o facto de a amiga m ir no dia seguinte para portugal para uma semana de trabalho e depois... férias. todos estamos contando os dias até chegar a nossa vez de ir de férias para portugal... todos estamos com o sentimento de emigrante... que espera pelos dias de pausa para ir ao seu pais... no nosso caso... portugal.
...todos e eu não sou excepção.

depois da "cena"... um curto caminho até chegar ao local já habitual de sexta à noite... o bar el born. bebida... sorrisos... histórias e cumplicidades até às primeiras horas do outro dia... sábado.
e o sábado foi... praia... sol... muitos mergulhos... e a percepção de uma praia diferente. melhor... uma praia de férias de verão. uma praia com pessoas diferentes... com somas e subtracções de pessoas... uma outra praia.
à noite... um percurso de bicing pela "gran via" até à casa dos manos i&m. um novo tecto... uma "cena" super agradável... uma comida saudável. um novo tecto e um encontro informal... um encontro para estarmos juntos... conversar, partilhar, conhecer... sorrir. um sábado à noite com histórias da nossa vida.
... uma óptima noite.

hoje... depois de algumas horas de sol muito forte... a vontade de sair da praia.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

na minha mesa de trabalho...


na minha mesa de trabalho... novas coisas.
na minha nova mesa de trabalho... novos objectos... novas cores... novos objectivos. o copo rosa... el croquis... os catálogos... o tijolo... e o novo projecto... um concurso.
na minha nova mesa de trabalho... há coisas que continuam... a lapiseira... os blocos verde e encarnado... o projecto dos aros funcionais.

domingo, 20 de julho de 2008

a surpresa


tudo começa na 5ª. depois do trabalho... a caminho de casa, uma surpresa.
... em frente à "estació de frança" a filmagem de um... penso eu... filme publicitário. fiquei por alguns momentos ali... do lado de trás da câmara... a ver do lado de lá da rua... junto à "estació", junto a um grande quadrado verde... um aglomerado de pessoas a deambular de um lado para o outro. depois... continuei o meu caminho até ao macba.


tudo continua na 6ª. depois do trabalho... a caminho de casa um momento... uma imagem urbana... uma imagem que reflecte a cidade de barcelona de hoje... uma cidade que, arquitectónicamente, tenta surpreender as pessoas... uma cidade de mistura... uma cidade aberta a vários movimentos urbanos. parei, olhei, contemplei e depois... continuei o meu percurso até ao macba. à noite... o encontro com os manos i&m, com a amiga m e mais portuguesas lá ao fundo... numa mesinha num bar em born. "cañas"... conversa... comentários... histórias... sorrisos. uma noite surpreendente... super agradável. no final o regresso a casa de bicing... claro.

tudo continua... sem parar... no sábado. depois de uma ida à boqueria... muitas horas na praia... uns minutos de bicing... cheguei ao estúdio e... uns segundos de surpresa... um novo visual. depois as voltas em barcelona... os encontros com os amigos o regresso a casa.
tudo continua no domingo. depois de um dia de praia... o regresso a casa e as memórias da grande viagem até montevideo... uma cidade que foi uma surpresa para mim.

...continuo a descrever a viagem desde são paulo rumo a sul... até à surpresa.
são paulo... curitiba... a cidade das cápsulas e depois a chegada a florianopolis... mais uma vez... à meia-noite. aqui o momento das dunas da praia joaquina... a descida proibida... as reviravoltas na areia. como último momento em floripa... um pôr de sol inexplicável... para sempre.
... continuo a viagem. de floripa até porto alegre. aqui o episódio do hotel... do balcão de cambio... do wc da recepção do hotel. explico melhor... no dia seguinte estariamos em outro país... com outra moeda... teríamos de trocar real por peso uruguaio. na rodoviária disseram-nos que existia um balcão de cambio... de trocas no hotel. estava fechado. no entanto... eu e a amiga s resolvemos aproveitar o wc limpo da recepção para fazer trocas de roupa... lavar os dentes... a cara... melhorar o nosso aspecto. saimos do hotel para conhecer a cidade... saimos do hotel sorrindo... a xica e a maria ficaram na rodoviária. como arquitectos que nós somos e portugueses... fomos visitar a obra... ainda em obra... hoje já concluída... do arquitecto siza viera... a fundação iberê camargo. depois, andar pelas ruas da cidade... trocar real por peso... ver o pôr de sol na margem do rio guaíba... mais um momento... mais uma surpresa. à noite... o regresso à rodoviária... mas antes... o regresso ao hotel e a mesma "cara de pau"... o balcão de cambio fechado... isto já nós sabíamos... a ida de novo ao wc da recepção. abro um parêntese ( para dizer que a rodoviária de p.a. tem wc... mas eu e a amiga s achámos que o wc do hotel estaria com certeza mais limpa... fecho parêntese )


... a viagem continua... mais uma noite de ônibus ou "autobus". viagem de trocas... país, moeda, idioma. próxima cidade... montevideo... uruguai e... a surpresa. a cidade, na qual vive cerca de metade da população do país, é surpreendente... com uma "colecção" maravilhosa de arquitectura neoclássica mas também com exemplos... alguns muito bons... de arquitectura moderna e pós-moderna. arquitectonicamente falando a cidade é... muito interessante e foi uma surpresa para mim.


montevideo... río de la plata e... buenos aires. a cidade do outro lado do río... a casa dos amigos b&p... outras surpresas... outros momentos... outros tectos.

hoje aqui em barcelona... os momentos são outros... as surpresas continuam.